Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Já se sabia em todo o lado mas agora é oficial

jfd, 24.05.11

Os técnicos do Parlamento detectaram que o Governo adiou o pagamento de compromissos assumidos pelo Estado no valor de 205,9 milhões de euros, só no primeiro trimestre deste ano. Com os atrasos nos pagamentos, a execução orçamental reportada pelas Finanças ficou beneficiada. A conclusão consta da análise da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) ao andamento das contas públicas nos primeiros três meses de 2011.

Tal como o Diário Económico já tinha noticiado a 21 de Março, o Governo adiou alguns pagamentos do Estado assumidos no primeiro trimestre deste ano, melhorando dessa forma o retrato da evolução das contas públicas em contabilidade de caixa (aquela que não tem em conta os compromissos assumidos e ainda não pagos) e distanciando-se do valor do défice em contabilidade nacional - aquele que importa para o apuramento da meta de 5,9%, prometida aos portugueses, à Comissão Europeia, ao Banco Central Europeu e ao FMI.

"A melhor execução na óptica de caixa beneficiou de um crescimento das dívidas dos serviços integrados", lê-se no relatório da UTAO, que explica que lhe foi dado acesso a mais informação do que aquela que é habitualmente publicada por parte da direcção-geral do Orçamento (DGO), nos boletins de informação mensal.

 


2 comentários

  • Imagem de perfil

    jfd 24.05.2011

    Eu a escrever sobre isso? LOL ;)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.