Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Escolhas

Diogo Agostinho, 17.05.11

 

Na vida como em tudo não podemos fugir a determinados momentos, saobretudo ao momento de escolher. É onde estamos hoje. Escolher! Os portugueses nestas eleições têm a obrigação de escolher um caminho. Existe no ar a ideia de que tanto faz em quem se vai votar, pois vão todos chegar a acordo a seguir ao dia 5 de Junho. Ora, isto não é verdade.

 

Hoje estamos perante uma crise. Não nos podemos demitir de no próximo dia 5 ir votar e escolher quem nos vai governar. É de loucos pensar num Governo PS+PSD+CDS. Isso é garantir que vamos ficar na mesma. Uma democracia vive de liderança e oposição. Vive de alternativas sempre que alguma solução governativa falha.

 

Sabemos que o próximo Governo terá necessariamente de ter um apoio maioritário no Parlamento. Sabemos também que quem chegar à meta primeiro, será convidado a formar Governo.

 

Importa ainda esclarecer um ponto: Paulo Portas. Ora, Paulo Portas é um político esperto, batido, com muita experiência e enfrenta a sua, salvo erro, 4ª Eleição Legislativa!!! É de loucos Paulo Portas, dizer que é candidato a Primeiro-Ministro. Fernando Nogueira tem toda a razão no que disse. É impensável Portas vir dizer que pode liderar um Governo se tiver 23,5% e o PSD 23%. Por mais respeito que tenha por Portas é de um topete enorme esta afirmação. Mas, mais que isso, considero que se dá muita importância a Portas. Declarações como Nogueira, Miguel Veiga, o próprio Passos Coelho quando questiona Portas sobre se não concorda que só há dois candidatos a Primeiro-Ministros. Isto não se pergunta! Afirma-se e fecha-se a página.

 

No cenário que estamos hoje, penso que uma coligação pré-eleitoral tinha sido uma boa escolha. Desde logo a dinâmica de vitória. A base de apoio aumentava, o sinal que se dava de união e de capacidade para entendimentos futuros. Fechava-se um lado e partia-se na conquista do espectro do centro e centro-esquerda com Nobre incluído.

 

Não foi esse o caminho, agora é necessário ter bom senso e explicar a todos que existem dois caminhos a seguir. Os portugueses têm a palavra.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.