Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

I wish I knew how it would feel to be free

Essi Silva, 02.03.11

 

I wish i could say all the things that i should say

Say 'em loud say 'em clear

For the whole wide world to hear

 

 

 

Nota: quero esclarecer aos meus leitores que sou bastante pró Israel e pró judeus. Não há aqui qualquer tipo de anti-semitismo porque sou uma fascinada pelo povo, cultura e religião destes, o que me leva a nutrir um grande carinho e respeito pelos mesmos.

 

Vivemos numa sociedade democrática, cujos princípios se baseiam em conceitos como o da liberdade de escolha, de expressão, de religião. Vivemos numa sociedade de liberdade, ainda que esta tenha como limites a liberdade dos outros.

 

O estilista John Galliano foi despedido pela casa Dior, na sequência da divulgação de um vídeo (aqui) em que o mesmo diz amar Adolf Hitler.

 

Outro vídeo (publicado pelo The Sun) mostra Galliano novamente visivelmente embriegado a insultar cidadãos italianos e a declarar que se estes fossem vivos na altura do Holocausto seriam todos gaseados.


Tendo este a cidadania britânica, acho que é uma falta de inteligência e de formação quiçá, admitir a admiração de uma figura que tanto contribuiu para a morte do povo que lhe deu guarda (lembrem-se que Galliano é filho de uma espanhola e de um gibraltino).

E é claro que este tipo de declarações é condenável pela tragédia que o Holocausto, o sangue que mancha as mãos de Hitler, representa.

 

Porém, será que é justificável que as opiniões políticas, religiosas, sociais, de um trabalhador, fora de serviço, justifica o seu despedimento?

 

É claro que a Dior representa pessoas por todo o mundo, até tendo um contrato com a actriz Natalie Portman, judia, que já veio condenar as declarações. Mas e se Galliano fizesse uma ode a Estaline? O seu caso teria o mesmo desfecho?


(Não confundir as declarações de um trabalhador em serviço e fora de serviço)

 


1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.