Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

MMX d.C.

Paulo Pinheiro, 31.12.10


 

 

12 de Janeiro | 16:53 - terramoto no Haiti, com intensidade de 7,3 na Escala de Richter, com epicentro a 25km da capital Port-au-Prince. 230 mil vidas ceifadas, 300 mil feridos, milhão e meio de desalojados.

 

20 de Fevereiro - enxurradas na ilha da Madeira (choveu mais nesta manhã que no mês inteiro). 50 mortos, 500 desalojados.

 

7 de Março - Uma criança de 12 anos atira-se ao Rio Tua, presumivelmente vítima de Bullying. Levou a um debate nacional e o país acordou para esta realidade.

 

26 de Março - Eleições Directas para os órgãos nacionais do PSD. Pedro Passos Coelho é eleito Presidente do PSD com 61,1% dos votos, derrotanto Paulo Rangel (34,5%), Aguiar Branco (3,5%) e Castanheira Barros (0,9%).

 

14 de Abril - Vulcão Eyjafjallajökull, na Islância, paralisa a Europa devido à gigantesca nuvem de fumo. Em 6 dias, 80 mil vôos foram cancelados, 7 milhões de pessoas foram afectados e os prejuízos da aviação calculados em 1260 mihões de euros.

 

20 de Abril - Um enorme derrame de petróleo no Golfo do México, na plataforma de extração de pretóleo Deepwater Horizon da BP, resultou no pior desastre ecológico de sempre nos EUA.

 

Processo Face Oculta - Uma investigação aos negócios de um sucateiro, Manuel Godinho, levou a uma suspeita de rede de corrupção que envolvia o Primeiro-Ministro, situação inédita em Portugal, porque nunca antes um Primeiro-Ministro tinha sido suspeito de um crime, crime este "Atentado ao Estado de Direito". As escutas feitas, envolvendo também Armando Vara, Administrador do BCP, levaram à suspeita de um plano governamental de controlo de órgãos de comunicação social, com especial interesse na TVI, e calar algumas vozes "incómodas" para o Governo. Envolveu uma providência cautelar contra o jornal Sol, uma comissão parlamentar eventual para discutir esta situação, o envolvimento da PT.

 

9 de Maio - Benfica campeão nacional de futebol (:P)

 

11 a 14 de Maio - Visita do Papa Bento XVI a Portugal. Revitalizou a imagem da Santa Sé e do Papa depois dos escândalos de pedofilia. Revitalizou a mensagem de Fátima e mostrou a uma imagem diferente de um Papa "pouco" amado pelos Portugueses.

 

7 de Junho - entrada em vigor da nova Lei sobre o Casamento, que deixa de excluir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

 

Junho - Tentativa da Telefónica em comprar à PT a Vivo, sendo impedida pelo uso da Golden Share do Governo, em sentido contrário à vontade maioritária dos accionistas: 73,9%.

 

12 de Junho - Celebraram-se os 25 anos da assinatura do Tratado de Adesão de Portugal à CEE.

 

18 de Junho - falece José Saramago, galardoado com o prémio Nobel da Literatura.

 

Primeiro semestre do ano - assistiu-se à formulação de 3 PEC's adivinhando-se o pior - um défice e uma dívida externa descontrolados, tendo de haver cortes na despesa e subida de impostos.

 

11 de Julho - Espanha vence o primeiro Mundial de Futebol realizado em África, na África do Sul, ao som das vuvuzelas e da Waka Waka da Shakira e eliminando um Portugal algo moribundo, só grande frente à Coreia do Norte.

 

3 de Setembro - o maior e mais longo julgamento do nosso país. Ao fim de 461 sessões e quase mil testemunhas ouvidas finalmente terminou o caso Casa Pia. Carlos Silvino (aka Bibi), Carlos Cruz, Manuel Abrantes, Jorge Ritto, Ferreira Dinis e Hugo Marçal foram condenados.

 

5 de Outubro - Celebrou-se o Centenário da República Portuguesa.

 

5 de Outubro - foi inaugurado o Centro de Investigação da Fundação Champalimaud, em Belém. Alberga 400 cientistas de todo o mundo dedicados à investigação do cancro e das neurociências.

 

11 de Outubro - Portugal é eleito como Membro Não Permanente do Conselho de Segurança da ONU.

 

13 de Outubro - a 22 de Agosto, 33 mineiros do Chile ficam soterrados, sendo libertados neste dia! O mundo inteiro acompanhou esta história com um final feliz!

 

19 e 20 de Novembro - Em Lisboa, esteve em cima da mesa o futuro da NATO, numa cimeira com a aprovação do novo conceito estratégico, que decidiu num marco histórico aceitar a Rússia. Discutiu-se o futuro do Afganistão, numa invasão que dura desde 2001.

 

24 de Novembro - desde 1988 que uma Greve Geral não congregava a CGTP e a UGT, tudo contra as medidas de austeridade do Governo - corte de salários da Função Pública e o aumento do IVA.

 

A acrescentar:

 

A bancarrota da Islândia

 

A entrada do FMI na Irlanda

 

O início da era do fim dos segredos: Wikileaks

 

 

O saldo de 2010 para Portugal não é positivo! Apesar das dificuldades que  se adivinham para 2011, esperemos que tenhamos aprendido bem a lição... para que não se volte a repetir! Isto sim seria uma verdadeira resolução de ano novo!

 

Esta não é uma lista exaustiva dos grandes momentos de 2010, de certeza que não referi outros tantos!

 

Mas qual terá sido o momento que identifica para Portugal e/ou para o mundo o ano de 2010?

 

Que outros momentos marcaram este ano?

 

 

P.S.(D) - Já agora um Bom 2011, melhor que 2010 ;-)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.