Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Portugal no Conselho de Segurança da ONU

Paulo Pinheiro, 13.10.10

 

Portugal foi ontem eleito membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, depois da desistência do Canadá.

 

Esta é a terceira vez que Portugal tem assento no Conselho de Segurança, depois de ter sido eleito para os biénios de 1979-80 e de 1997-98.

 

A partir de 1 de Janeiro de 2011 o grupo dos dez membros não-permanentes passa a integrar: Brasil, Bósnia-Herzegovina, Gabão, Líbano e Nigéria, eleitos em outubro de 2009, e a África do Sul, Alemanha, Brasil, Índia e Portugal.

 

Está de parabéns a Diplomacia Portuguesa, em especial o ministro Luís Amado!

 

Nota do MNE sobre esta eleição: http://www.mne.gov.pt/mne/pt/noticiaspt/201010121900.htm

 

Esta vitória deveu-se em grande medida ao peso da CPLP, pelo apoio já dado ao Brasil para se tornar membro-permanente do Conselho de Segurança e pela ligação que Portugal tem a África, tendo em conta que a maioria do trabalho feito neste órgão versa sobre este continente. Contou ainda com o apoio da Turquia e de Cuba...

 

Existem discussões sobre a reformulação do Conselho de Segurança, que apresenta um desequilíbrio em seus membros na nova ordem mundial. Há uma corrente forte que pretende a entrada do G-4 - Alemanha, Japão, Brasil e India - como membros permanentes, mas resta uma nação africana. Este G-4 tem forte resitência de dos seus vizinhos: Paquistão (contra a Índia), Coreia do Sul e China (contra o Japão), Itália (contra a Alemanha), Argentina e México (contra o Brasil).

 

É esta a reforma que queremos? O aumento da representatividade no Conselho de Segurança das economias mais poderosas e das mais emergentes?

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    jfd 13.10.2010

    LOLlllllllllllllllllllllllllllllllllll
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.