Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Revisão constitucional e a ambiguidade na interpretação de principios constitucionais!

Rui Cepeda, 22.09.10

 

O processo de revisão constitucional do PSD tem vários aspectos interessantes, e acho que o que merece maior relevo é tornar a constituição um  documento onde estejam os princípios que todos partilhamos, assim como acabar com limitações ideológicas (à excepção da protecção de conceitos extremistas).

 

Dando um exemplo, todos concordamos que não deve ser negado tratamento médico a ninguém por falta de condições económicas para o pagar. Podemos ter concepções muito diferentes sobre a arquitectura desse sistema! Por isso é que os partidos tem programas, ganham ou perdem eleições e põe em pratica ou não o seu plano! Devem ser os cidadãos a escolher o mais possível e não uns senhores que fizeram o que acreditavam ser o melhor há 30 anos atrás, num contexto muito próprio.

Outro bom exemplo... Ensino Superior! Deve ser tendencialmente gratuito... os alunos do sistema publico pagam quase 1000 euros por ano. Aqueles que o estado considera não terem possibilidades para suportar os seus estudos, recebem bolsas, que, em teoria, lhes permite uma igualdade no acesso a formação superior. Os alunos do sistema privado também tem acesso ás mesma bolsas de estudo públicas (mesmo sabendo que iriam pagar muito mais pelo seu ensino!).  E não vemos ninguém a levantar muitas questões sobre este sistema!!!!!!!!!! E se a saúde é um bem essencial, a educação não anda muito longe...

2 comentários

  • Imagem de perfil

    jfd 22.09.2010

    Caro Rui
    Acredita que se esperava e que está a ser combatida.
    As energias estão a ser gastas, acredito eu, onde necessárias!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.