Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Racismo patrocinado pelo Estado?

jfd, 18.08.10

A França pretende repatriar até ao fim do mês 700 ciganos ilegais para a Roménia e Bulgária como parte de um plano de "retorno voluntário" para os seus países de origem. As primeiras 79 expulsões estão agendadas para amanhã.

Numa entrevista a uma rádio francesa, o ministro dos Negócios Estrangeiros romeno levantou o tom pela primeira vez desde o agravamento da política de segurança do presidente francês, Nicolas Sarkozy.

 

 

"Exprimo a minha preocupação com os riscos de derrapagem populista e de gerar certas reacções xenófobas, que terão como pano de fundo a crise económica", disse Teodor Baconschi, à Radio France International (RFI).

Baconschi "espera" que a lei seja respeitada para cada uma das "expulsões" feitas por França, fazendo eco das preocupações das organização não governamentais romenas de defesa dos ciganos.

No entanto, o chefe da diplomacia insistiu na necessidade de uma real cooperação entre Paris, Bucareste e a União Europeia "sem a febre eleitoral artificial" para resolver os problemas da pobreza, do acesso aos cuidados de saúde e à educação que os ciganos enfrentam em toda a Europa.

"Se trocarmos acusações ou criminalizarmos colectivamente os grupos étnicos (...), em vez de encontrar soluções, vamos gerar tensões", acrescentou.

economico.pt

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.