Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Dissonância Cognitiva Empresarial...

Guilherme Diaz-Bérrio, 06.07.10

Assim de repente, só umas pequenas notas que me vêm à cabeça sobre este tema:

 

a) O que aconteceu à Portugal Telecom é a consequência lógica do estado da Economia Portuguesa nos últimos 15 anos. Só nos podemos endividar ad eternum vendendo activos. Só podemos continuar a ter deficits de balança comercial crónicos se os financiar-mos com vendas de activos. A PT é o exemplo acabado do estado de Portugal;

 

b) Um europeísta convicto e eufórico (como Sócrates) não pode vir usar o argumento do interesse nacional para impedir uma venda de um activo de uma empresa europeia a outra empresa europeia. Não estou a argumentar a favor ou contra o uso da Golden Share no caso da Vivo, apenas a realçar a incoerência de Sócrates (e de outros comentadores): de europeístas eufóricos passam a defensores do interesse nacional quando convém.

 

c) Cuidado com o termo Golden Share. Golden Shares existem em vários países e em várias condições. Um exemplo de uma "Golden Share": as acções dos fundadores da Google (Sergey Brin e Larry Page) têm mais direitos de votos que o seu valor nominal (aka, não são uma acção - um voto). Margaret Tatcher também tinha Golden Shares, na BP por exemplo. Vários países no mundo também as têm (Fora alguns Estados Europeus, países como Singapura e a Coreia do Sul). Vários empresas privadas têm acordos para sociais que conferem "golden shares" a investidores privados (ex, Google). Não sejamos hipócritas com esta questão.

 

d) Não percebo os BES e as Ongoing desta vida. Quando precisaram, o Estado era o Herói (leia-se, a OPA da Sonae à PT). Quando não precisam, o Estado é um empecilho. No inicio está em causa o interesse nacional (em não vender). No fim, era uma questão de preço. Ganhem espinha sff: assumam uma posição, e tentem mantê-la mais de 24 horas!

 

e) Cada vez mais acho que falta visão aos "lideres" empresariais portugueses que ora assinam manifestos a favor dos centros de decisão "nacionais", ora a seguir se vendem por dois tostões. Este caso BES/Ongoing/PT/Vivo/Estado é o último numa longa lista...

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.