Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Reflectindo sobre a Psico-refeição com MFL

Miguel Nunes Silva, 29.06.10

O privilégio de poder conversar abertamente com figuras políticas como Manuela Ferreira Leite é a possibilidade de se poder vislumbrar o seu pensamento. Ferreira Leite é uma figura muito lúcida no seu pensamento político, e como poucos em Portugal, a sua integridade ideológica passou quase incólume durante as últimas décadas de evolução política em Portugal.


No centro dos seus ideais está a classe média. Sem uma classe média, a Drª Ferreira Leite não acredita que um estado possa prosperar. A social-democracia para si exige um estado, e um estado forte mas não um estado morbidamente abrangente e centralizador. A experiência dos regimes socialistas demonstra que o aparelho estado é eficaz na diminuição do abismo social, mas nunca para cima. O aparelho estado consegue uniformizar por decreto as diferenças sócio-económicas mas é pouco eficaz na potenciação da sociedade para a prosperidade. Ou seja, o estado é desejável enquanto regulador mas não enquanto produtor. 

 

Para a ex-líder do PSD, a protecção sócio-económica do estado justifica-se apenas para as classes mais desfavorecidas. O estado social deve, para si, ser um estado social mínimo.

 

O período da liderança Ferreirista no PSD caracterizou-se por uma profunda divisão ideológica entre a oposição e o governo. Esta divisão não era apenas política mas também pessoal pois o perfil de José Sócrates e o de Ferreira Leite não poderiam ser mais diferentes. As medidas anti-crise e as medidas pós-crise que os governos Sócrates tomaram contaram sempre com a oposição acérrima de Manuela Ferreira Leite porque elas se destinavam a beneficiar camadas da população dependentes do governo e a taxar as camadas da população que sendo mais independentes, perdiam a capacidade de suportar qualquer retoma económica. Este modelo perdedor persiste hoje: o governo expande a abrangência fiscal para fazer face ao endividamento que foi liderado pelo sector público nas últimas décadas – responsabilidade primária dos governos PS.

 

A dicotomia dos governos gastadores e dos governos de poupança é velha mas o pecado das últimas décadas socialistas foi terem-se demitido da responsabilidade de fazer reformas que implicassem a contenção do sector-estado.

Na III República enquanto porta-estandarte da esquerda e dos ‘trabalhadores’ – justamente ou não – e enquanto parte do arco da governabilidade e detentor de sentido de estado, o PS tem tido a missão de fazer as reformas difíceis, as reformas defendidas ...pelo PSD. O PSD tem ao longo do tempo sido esvaziado da sua legitimidade de representante dos ‘trabalhadores’ e dos ‘pobres’ pela esquerda Portuguesa pelo que quando uma reforma particularmente difícil se apresenta, a norma e a tradição – em quase todos os países aonde o espectro político pende para a esquerda – ditam que o PSD pressione a partir da oposição e que um governo PS as leva a cabo, por ser insuspeito de defender o ‘patronato’.

 

A maior vergonha não é que o governo populista de Sócrates não tenha tido a coragem ou a responsabilidade de as fazer. A maior vergonha é que o PS centralizado, estagnado e podre não tenha deixado de apoiar incondicionalmente os governos Sócrates, sabendo ainda melhor que o PSD, da irresponsabilidade com que o país tem sido governado.

 

Manuela Ferreira Leite foi há poucos dias comparada a Francisco Sá Carneiro pela sua integridade e visão … e justamente!

7 comentários

  • Imagem de perfil

    Miguel Nunes Silva 29.06.2010

    É uma crítica injusta. Aquilo que MFL defende é apenas o estado-social que Portugal pode sustentar.

    Mas não é democrata-cristã e esses mitos de que é ultra-conservadora são apenas propaganda.

    É conservadora, sim, tal como muita gente da sua geração. Mas é provavelmente bem mais liberal que a maior parte dos socialistas e comunistas Portugueses.

    Nunca lhe ouvi um discurso moralista à excepção das tentativas de ensino de economia ao PS.
  • Imagem de perfil

    jfd 29.06.2010

    Propaganda?????

    Felizmente Miguel, que os alienados pela política da verdade estão de novo com o PSD!
    Graças a Deus!
  • Imagem de perfil

    Miguel Nunes Silva 29.06.2010

    Vá lá, essa imagem da conservadora retrógrada foi feita pela máquina de marketing do PS durante a presidência MFL.
  • Imagem de perfil

    jfd 29.06.2010

    Só podes estar a gozar com a minha cara.
    Certamente.
    Ao menos assume aquilo em que a tua líder acreditava e aquilo que defentes....
    Por amor de Deus!

    Revisionismo perguntas-me tu? Aqui está um exemplo!
  • Imagem de perfil

    Miguel Nunes Silva 29.06.2010

    Hã?!...

    Mas o que é que eu revi?...

    Eu já disse que ela é conservadora. Aquilo que denuncio é a imagem de 'velha retrógrada'.

    A imagem que ela tinha antes disso era de figura inflexivel e rigorosa, não era a de proto-fascista salazarenta como o PS a pintou.

    E preocupa-me que até tu tenhas engolido essas campanhas negras.

    Dás-me pena Jorge.
  • Imagem de perfil

    jfd 29.06.2010

    Epá Miguel
    tem lá tento na lingua e usa a tua pena onde é necessária.
    Eu estive presente no primeiro, segundo e terceiro discurso. Estive presente na uv, falei e comentei. E foi com tristeza que senti e vi a viragem do partido.

    Se tu preferes dizer que eu preferi a propaganda do PS à realidade é um problema teu. Mas não me vais dizer aqui que aquilo que eu vi, senti na pele e ouvi em minha volta era invenção do PS. Poupa o teu e o meu intelecto.

    Quanto quiseres falar a sério estamos aqui à disposição. Até lá poupa-me às tuas tretas.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.