Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

É oficial: deixei de saber fazer contas!

Guilherme Diaz-Bérrio, 29.06.10

Eu claramente deixei de saber fazer contas. E deixei de saber ler também.

 

Senão vejamos:

Passos Coelho diz que o pagamento das SCUT já este ano teria evitado a subida dos impostos hoje promulgada por Cavaco Silva.

(...)

"se as SCUT tivessem sido pagas este ano pelos utilizadores, os impostos não teriam subido"

Pedro Passos Coelho, lançamento do processo de revisão do programa do PSD, Diario Economico

 

Estou confuso. As SCUTs custam 700 milhões de euros por ano, ao contribuinte. O defice português é de 9,3 por cento do PIB em 2009, ou seja, cerca de 15 mil milhões de euros. Tivemos de cortar o defice de 9,3 por cento, para 7,3 por cento com dois PECs. Ou seja, foi preciso arranjar mais de 3 mil milhões de euros.

 

Em parte, foi por isso que aumentamos os IVA: cada ponto percentual de subida rende mais de 500 milhões por ano. Mais o IRS, mais outros impostos, mais outros cortes. No conjunto dos dois PECs, que não são mais que aumento de impostos (não há grandes medidas do lado da despesa), as SCUTs valem cerca de 25%.

 

Logo, a conclusão brilhante do PSD e de PPC é que, "se as SCUT tivessem sido pagas este ano pelos utilizadores, os impostos não teriam subido"? Alguém faz o obséquio de me explicar o grande pensamento aqui?!

 

É que, a ver pela subida dos juros de dívida pública, os 700 milhões das SCUTs não servem nem para cubrir o aumento dos custos com a dívida pública (vai uma aposta que no final de 2010 vamos estar a discutir um Orçamento Rectificativo que está pelo menos 1 por cento fora das previsões, cerca de 1,5 mil milhões de euros só em aumento de juros e despesas de Capital?!)

 

Devo ter perdido algum episódio nesta "novela orçamental"!

2 comentários

  • Ainda o consegues defender?

    Aja coragem/estômago Keine...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.