Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Lembram-se?

Bruno Ribeiro, 31.05.10

 

 

 

Acima temos o José Mourinho, aquele que treinou o Porto, depois do tirocínio como treinador principal, feito no Benfica e em Leiria. Hoje vi ser apresentado em Madrid o Mouriño que sucede a Big Mou e a Il Speciale, treinadores do Chelsea e Inter de Milão, respectivamente.

 

A diferença? A diferença é que este tem mais uns anos, mais uns títulos, mais umas vitórias e, acima de tudo, mais preparação para se sentar na cadeira mais difícil do futebol mundial. Por isso é que José Mourinho, ao contrário do que muitos esperariam, não prometeu títulos nem para agora nem para depois.

 

Será mesmo estranho que quando José Mourinho chega finalmente ao clube onde todos acham que tem de estar o melhor treinador do Mundo se revele de repente tão humilde nas expectativas? Ou estranho seria que ele, sendo inteligente como é, fizesse o contrário?

 

Mourinho sabe que no Real lhe vão exigir que ganhe tudo, quer ele o prometa ou não! Sabe ainda mais: é exactamente por isso que o contrataram, para que ele ganhe tudo e cumpra aquele que é o sonho dos adeptos e dirigentes Madridistas.

 

E é por isso mesmo que não promete nada. Porque quer colocar a fasquia onde ele acha que ela está, sabendo que o Real tem tudo para desmoronar como um castelo de cartas ao primeiro abanão e o seu truque - de Mourinho - costuma ser, precisamente, o de construir verdadeiras fortalezas à volta dos seus balneários.

 

De uma coisa estou certo: este português é cada vez mais um caso sério no futebol internacional. Não sei se é o melhor treinador do Mundo e muito menos se é o melhor de todos os tempo mas sei que poucas vezes vi alguém que aliasse o conhecimento do jogo jogado a esta inteligência e sagacidade na gestão de tudo o que rodeia o desporto-rei.

 

Boa sorte!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.