Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Reino Unido: Parlamento "pendurado"

Guilherme Diaz-Bérrio, 07.05.10

 

Já estão 98 por cento dos 650 deputados contados. Os resultados saíram. E não são conclusivos: temos um "parlamento pendurado", no Reino Unido, algo que só tem precedente nas eleições de 1929 e 1974.
Embora os "Conservatives" tenham 299 lugares (sendo previsto que cheguem aos 306), ficam aquém da maioria absoluta. E, embora o "Labour" tenha sofrido uma derrota, perdendo 88 deputados, ainda não está fora das cartas continuar a governar.
A razão é simples: a convenção britânica, nestes casos, é que o Primeiro Ministro continua Primeiro Ministro até não conseguir "comandar uma maioria no Parlamento". Ou seja, o primeiro a ser chamado pela Rainha será mesmo Gordon Brown que terá de dizer se está em condições de formar governo. Só depois é que David Cameron poderá fazer o mesmo.
As chaves do "Cabinet britânico" estão nas mãos dos Liberal Democrats. Há bastantes cenários na mesa:
Lib-Dem apoiam um governo Labour, que indo mais buscar mais uns deputados soltos, numa manta de retalhos, consegue reter o poder;
Lib-Dem apoia um governo Conservative, neste caso, sobe David Cameron ao poder.
Para complicar as contas, os Conservatives podem formar governo minoritário se os Lib-Dem se abstiverem no "Queen's speech". Labour não tem esta vantagem.
Mas, os Lib-Dem já anunciaram: quem tem o maior número de votos deve ter a oportunidade de governar. A isto, Gordon Brown tentou adiantar-se com uma conferência de imprensa, a oferecer a tão desejada reformada eleitoral que o Lib-Dem quer há muitos anos (e que Gordon Brown é conhecido por sempre se ter oposto).
Tempos interessantes em terras de sua majestade, numa novela que pode durar de horas a semanas...
Podem acompanhar live aqui (BBC)

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.