Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

O mais influente

Diogo Agostinho, 30.04.10

Lula considerado o líder mais influente pela 'Time'

 

Lula da Silva foi considerado o homem mais influente. Aí está, para surpresa de muitos, o ex-metalúrgico, sindicalista, que subia para uma cadeira e galvanizava os trabalhadores, chegou ao poder, colocou a gravata e governou um país com tremendas assimetrias, mas com uma enorme capacidade de crescimento.

 

O homem mais influente fala português e (quase) só português. Assume hoje um papel de liderança, de intermediário entre líderes e países que quase não se dão. Está de partida e deixa saudades. Interessante ver o percurso, interessante ver que o grande líder da esquerda é hoje quase mais admirado pelo sector empresarial, capitalista e de direita que muitos dos camaradas de esquerda. Governar tem destas coisas, pragmatismo a quanto obriga.

 

Mas de destacar um dado nacional nesta distinção. Portugal perdeu há muito o seu papel de liderança no que diz respeito aos países de língua portuguesa. Perde de dia para dia, com acordos ortográficos, com pouca capacidade de se entender com Brasil, Angola ou Moçambique, comparativamente a outros países.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.