Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Republicanos na América (10)

jfd, 29.04.10

O Arizona, um dos estados fronteiriços dos Estados Unidos tem agora em vigor uma lei em que qualquer pessoa de que haja a mínima e razoável suspeita de ser ilegal poderá ter pedida a sua identificação. Qual o stress? Bem primeiro falamos de um país onde não há aquele conceito que nós temos de Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão. Devido a variadas interpretações da Constituição e outras legislação Estado a Estado no limite a pessoa apenas tem de dizer o seu nome. Segundo, a lei é vista como racista do ponto de vista previsto de que apenas aos castanhos será pedida esta tal identificação. Ora no passado McCain foi pioneiro no que toca ao avanço da Reforma da Imigração  com propostas concretas no Senado que levantaram a fúria dos seus companheiros.  Hoje em dia é a favor desta lei. Até a sua filha, Megan McCain assume a vira-volta do pai.

Esta reforma da Imigração já estava para ser feita por W, mas infelizmente deu-se o 9/11. Ora, depois da Reforma de Wall Street, esta será a grande bandeira de Obama, e graças também ao racismo que se vive no Arizona, Obama poderá ver uma luz no fundo do túnel no que toca às eleições de Novembro próximo. É que a brincar a brincar tanto o Tea Party como o GOP têm caído no ridículo, quer com o filibuster à discussão da reforma financeira (que hoje foi terminado), quer com o apoio incondicional à lei do Arizona no caso dos últimos e silêncio por parte dos primeiros. A ajudar à festa a comissão do Congresso que ouve agora os executivos da Goldman Sachs e as suas desculpas esfarrapadas só ajuda Obama no que toca à reforma de Wall Street, embora ele e seus muchachos também não sejam nenhuns santos no assunto. Não digo que a maré mudou para os democratas. Mas a revolta dos latinos um pouco por toda a América está a fazer com que se unam e farão um grande protesto no May Day. Ora isto não abona nem a favor do Tea Party nem do GOP; por defeito será muito bom para o partido de Obama...

No que toca ao Arizona e à sua Governadora, muitos já começaram com os boicotes e as declarações contra. Até alguns membros do GOP que no meio da loucura daquele partido empurrado para os extremos ainda vão tendo algum bom senso. Qualquer estatística demonstra que sem os não documentados muita da economia dos EUA iria pelo cano abaixo.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.