Sábado, 17 de Abril de 2010
cada povo tem o governo que mereçe

O título deste post é uma frase de Joseph de Maistre com quase 200 anos. A ideia de o escrever surgiu quando ia responder a comentários num outro post deste nosso blog... Foi dito que era pena os jornalistas no nosso país não serem melhores e também que o povo era estúpido.

 

Não sei se o Joseph pensou noutras aplicações para o seu principio, no entanto não se deve importar que diga que cada povo tem o jornalismo que merece. Se os cidadãos tem uma enorme preferência por noticias cor de rosa e histórias do arco da velha, é difícil que o nível do jornalismo seja elevado, porque afinal de contas os jornalistas e os proprietários dos orgãos de comunicação também precisam de comer! (não é que todos mereçam, além dos que preferem a mama...)

 

Aqui devia começar o papel das elites!!! Devemos deixar de ter complexos em as aceitar e elas devem-se aproximar da sociedade em geral. Se queremos dar um salto qualitativo significativo no nosso país o povo e as elites tem de caminhar no sentido uma da outra. Os mais elucidados e os especialistas têm que deixar o conforto dos seus gabinetes e disponibilizarem-se para o contacto e divulgação, seja através de artigos de opinião num jornal, blog, jantares conferencia ou o que quer que seja...

 

O povo não é obrigado a ser estúpido e deve exigir mais do que ser tratado como tal! A classe politica não é obrigada a ser constituida por boys e se for exigido mais que isso, tal acontecerá!



uma psicose de Rui Cepeda às 17:37
link directo | psicomentar

10 comentários:
De jfd a 17 de Abril de 2010 às 18:29
Epá Cepeda andas mesmo a surpreender ;)
Bela posta! Gostei da premissa!


De Luís Nogueira a 17 de Abril de 2010 às 18:32
"A classe politica não é obrigada a ser constituida por boys e se for exigido mais que isso, tal acontecerá!" - Achas mesmo que estás em época de exigências?

Na verdade, tudo não passa de uma questão financeira. Os boys existem para servir o Poder em troca de meia dúzia de euros. Se cá fora tivessem uma actividade profissional mais lucrativa, nunca iriam servir de "tapete" ou de "robot" a alguém. Espirito de missão e de dever público é algo que sempre foi raro em Portugal, infelizmente.

|

De jfd a 17 de Abril de 2010 às 18:35
Que deixe de ser então!
Somo nós os responsáveis por isso.
Temos aquilo que exigimos!

|

De Rui Cepeda a 17 de Abril de 2010 às 18:43
Claro que estamos em época de exigências, muito mais do que nas ultimas 3 décadas! Existe maturidade e experiência democrática, tens os meios de comunicação desenvolvidos, tens a população mais instruída e uma oferta vasta de ideologias politicas, perfis pessoais, etc etc...

Uma maior exigência sobre os decisores e aos resultados por eles apresentados, assim como maior transparência relativamente ás suas escolhas seguramente encurtava o espaço de manobra dos boys!

Dedicar menos tempo a atacar os funcionários públicos e analisar um bocadinho melhor as despesas dos gabinetes e as consultadorias contratadas é, a meu ver, um bom caminho!


De jfd a 17 de Abril de 2010 às 18:44
Dedicar menos tempo a atacar os funcionários públicos e analisar um bocadinho melhor as despesas dos gabinetes e as consultadorias contratadas

Parecias a Ana Gomes ;)


De Rui Cepeda a 17 de Abril de 2010 às 18:53
Agora fiquei ofendido, Ana Gomes... lol
Falando mais a sério, essa brincadeira mostra o que se passa, é que apenas os sensacionalista de esquerda falam sobre isso, e como qualquer sensacionalista de esquerda vem carregados de demagogia. Eu falo de uma análise séria e descomplexada e que trace planos para uma maior transparência no futuro...


De Ricardo Campelo de Magalhães a 17 de Abril de 2010 às 22:32
Devia haver um prémio por escrever um artigo que agrade simultaneamente a mim e ao Jorge Fonseca! ;)

Eu digo isso muitas vezes.
É por isso que se quisermos ganhar com um candidato como a Manela, a eleição tem que estar ganha muito antes das eleições, ensinando o povo a distinguir o trigo do joio!

|

De jfd a 17 de Abril de 2010 às 22:43
LOL abraço!
(tou a ver o debate de sexta)

|

De jfd a 17 de Abril de 2010 às 22:44
ps - ainda por cima escrito pelo meu caro Cepeda LOL aka Ana Gomes ;)
JOKING!


De brenda hope a 12 de Julho de 2015 às 07:00
Olá,
Este é informar o público em geral que a senhora deputada, BRENDA ESPERO um emprestador empréstimo privado tem abrir uma oportunidade financeira para todos que precisam de qualquer ajuda financeira. Damos o empréstimo a 2% da taxa de juros para indivíduos, empresas e sociedades sob a termos e condições claros e compreensíveis a partir de
USD 20 mil dólares para 7000 mil dólares, euros e libras somente. Eu dou a empréstimos de negócio,
Empréstimos pessoais, empréstimos estudantis, empréstimos de carro e empréstimos para pagar as contas. contacte-nos hoje por e-mail para: (brendahope816@gmail.com)


Comentar post

Notícias
Psico-Social

Psico-Destaques
Psicóticos
Arquivo

Leituras
tags
Subscrever feeds
Disclaimer
1- As declarações aqui pres-tadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Psicolaranja não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilida-de de quem as produz, reser-vando-se o Conselho Editorial do Psicolaranja o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.