Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

O Monstro.

nunodc, 14.04.10

 

Devo confessar a minha ignorância. Até ao meu primeiro contacto, como outsider, com o mundo laranja, nunca tinha ouvido falar de Pedro Passos Coelho (consequências de ter sido imigrante).

 

Em pouco mais de um ano, porém, ouvi de tudo em relação a PPC. Que era mais um aparelhista, que era um manipulador, que viveu à custa da JSD, que era/é um fantoche de Ângelo Correia. Depois vinham os defensores, que falavam da sua dedicação à causa, da sua competência e seriedade, das vitórias da JSD, da sua grande espinha dorsal e capacidade de fazer frente ao partido, quando necessário.

 

Sempre ouvi com todo o interesse. E sempre achei estranho nunca ter encontrado ninguém que tivesse uma opinião neutra sobre PPC. Que fosse capaz de uma análise fria, sem ter em conta o que ouviu dizer. Sempre dividiu opiniões, e tal parece ser algo que vai continuar.

 

PPC venceu, como se previa. Venceu de uma forma esmagadora, como não se previa. Silênciou/chocou os 40% dos votantes que não o apoiaram. Hoje, é o líder incontestável. Parece estar, pouco a pouco, a contagiar mesmo os que eram veemente contra a sua eleição e tudo fizeram para prevenir tal. Está a unir o partido de uma forma intencional, mantendo os adversários bem próximos. A sua imagem está a colar, mesmo com a população. É um político por excelência. Está também, no entanto, a começar a sentir todo o peso/responsabilidade que começa a ser transferido para os seus ombros.

 

Sempre disse, no pré-eleições: se PPC quer ser presidente, e já há muito que o assume, então ponham-no lá. Ou tudo corre mal, e é a queda do mito, ou tudo corre da melhor forma, unindo o partido (dentro do possível, lá está), e ganhando as próximas eleições. Tudo aponta para que a 2ª hipótese seja a mais viável. E ainda bem. Porque o país precisa de tal.

 

O monstro de que todos falavam? Ainda não o vi.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    jfd 14.04.2010

    Eu tenho uma explicação psicótica...
    Estivesse eu no mesmo lugar faria por explicar à sociedade o meu ponto de vista e a dificuldade que a constituição coloca ao desenvolvimento económico do país, nomeadamente na mobilidade dos RRHH . Aproveitando resolvia questões políticas como o tamanho dos nossos representantes parlamentares, a sua modalidade e também questões como o direito à greve e as prestações sociais.
    Quem faria isto? Um parlamento pré-eleições presidenciais e legislativas. Quem beneficiaria? O país e o próximo governo.
    Temos de entrar no novo século e livrar-mo-nos das bandeiras revolucionárias que já não fazem sentido. É claro que não sou nenhum especialista como podem denotar por este simples comentário. Mas acredito em coisas simples !

    Mas isto é o meu lado West Wing a falar...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.