Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Voto aos 16?

Margarida Balseiro Lopes, 07.08.07

António Guterres lançou o debate: faz ou não sentido antecipar a idade de voto para os 16 anos? A resposta a esta pergunta parece não ser conclusiva e as próprias juventudes partidárias escudam-se atrás do argumento de ser necessário um debate mais aprofundado em torno desta questão.

José Seguro, ex-líder da JS e o primeiro dirigente em Portugal a lançar o debate sobre esta matéria, assume sem hesitações que sim: "se o jovem é imputável aos 16 anos, por que é que não pode também votar?" É mais um direito e um princípio do que uma questão de maturidade.

“Mas os anos passam e mudam as prioridades. Pedro Nuno Santos, actual líder da Juventude Socialista, diz que a JS não tem uma posição definitiva sobre a matéria e que esse debate não consta sequer da agenda dos jovens socialistas. Mas essa não é a posição de todas as juventudes partidárias: há quem concorde em antecipar a idade de voto para os 16 anos e até quem queira voltar a lançar o debate dos 16 anos, como a JSD.” In Público

E nós, psicóticos, o que achamos sobre a antecipação da idade de voto? Estaríamos, eu, a Inês Cassiano, a Inês Aguiar Branco aptas a votar no último referendo à IVG?

36 comentários

Comentar post

Pág. 1/4