Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

O Futuro do PSD já está em marcha

jfd, 09.02.10

O movimento criado por quinze distritais do PSD reúniu-se esta segunda-feira com o presidente da mesa do congresso, Rui Machete, para defender que as eleições directas para a liderança do partido devem ser realizadas até ao final de Março.
No final do encontro de várias horas, ficou assente que o calendário interno dos sociais-democratas deve incluir no mês de Março o congresso extraordinário e as directas. Carlos Carreiras, líder da distrital do PSD/Lisboa, assinalou ao CM que foram cumpridos os objectivos do pedido de reunião. 

Em causa está também a situação económica e financeira, além de política, que serve de argumento para que o maior partido da Oposição arrume a casa. Agora falta avaliar prazos à luz dos estatutos para que o processo possa ser votado no conselho nacional do partido, esta sexta-feira, dia 12 de Fevereiro. 

Se o conselho nacional ratificar um congresso extraordinário e directas em Março, isto significa que quem pretende avançar na corrida à liderança contra Passos Coelho terá de o fazer rapidamente. A hipótese das directas se realizarem a 26 de Março obriga, por exemplo, que um candidato tenha de entregar vinte dias a sua candidatura. Assim, o congresso extraordinário pode ficar marcado pela escolha de um novo líder. 

O eurodeputado Paulo Rangel, que já disse que deverá marcar presença no Conselho Nacional de dia 12, tem sido pressionado a avançar, mas também tem transmitido que não deverá ir a votos. O tabu só será desfeito no final da semana. 

Já o líder parlamentar, José Pedro Aguiar-Branco, apontado como provável candidato, poderá também clarificar se avança ou não. E há quem garanta que já tem mandatário de candidatura. Se assim for, é altamente improvável que Rangel se renda aos novos apelos que tem recebido, uma vez que, ambos disputam o mesmo espaço no PSD.

No puzzle de hipóteses surge a versão de uma terceira via, de quem não se revê em Passos Coelho ou Aguiar-Branco. Neste quadro, o nome de Marcelo Rebelo de Sousa volta a ser falado, ainda que o próprio tenha dito vezes sem conta que só arriscava ir a votos numa lógica de unidade.

 

in CM (negrito autoria jfd)

2 comentários

  • Imagem de perfil

    jfd 09.02.2010

    Com que resultado final?
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.