Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PsicoConvidado: Visão Socialista do PSD

PsicoConvidado, 22.10.09

 

 

Foi-me colocado o seguinte desafio:

“Enquanto militante do PS, descrever a minha visão do PSD.”

Aceito.

A minha visão do PSD é condicionada pelo seguinte facto: Antes de ser do militante do PS, sou Democrata. Logo, é para mim natural e necessário a existência de uma alternativa (e alternância) moderada ao meu Partido, centrada na dicotomia Esquerda – Direita.

Ora, o PS sempre se assumiu de Esquerda, com as naturais evoluções ditadas pelos tempos, mas que, na minha (discutível opinião), o mantiveram como “o Partido da mudança”, e de Esquerda Moderna.

O PSD, teoricamente também seria um Partido de Esquerda (começando pela sua designação). Mas a dinâmica politico-partidária natural colocou-o no Centro-Direita, seja por ter tomado opções mais “conservadoras”, seja porque foi empurrado pelo PS para essa posição.

A questão essencial é que o PSD comporta-se, e é percebido como um partido de Centro-Direita, e em politica é isso que conta.

No entanto, seja por causa da sua génese, seja pelo ambiente sociológico Português (que não gosta da palavra “Direita”), o PSD não teve a capacidade de claramente se assumir como um partido de Direita Conservadora – Notem que este título não é negativo, é legitimo em qualquer Pais moderno Europeu, dos “Tories” à ”Christlich Demokratischen Union”. Este “assumir”, claramente também não foi feito dentro do próprio PSD, que apresenta elementos com uma grande variedade de matrizes ideológicas, e que naturalmente se degladiam entre si.

Portanto, posto isto, creio que mais importante que eleger um novo líder, o PSD tem de efectuar um congresso para discutir a sua matriz ideológica, ter uma nova matriz sólida que lhe permita construir uma alternativa clara de Centro Direita.

Muitos militantes certamente não se irão rever nesta matriz. Mas estou certo que tanto o PP ou o PS acolherão esses militantes – um partido não é um clube de futebol.

 

Um argumento que poderão estar a construir é o seguinte: Em Portugal, a palavra “Direita” não é bem aceite, é arriscado vender este posicionamento ideológico. É verdade, mas a questão é que verdadeiramente o PSD nunca o vendeu. Nunca se assumiu com “orgulho de Direita”.

Os Portugueses tiveram, mas nunca “viram” um governo de Direita em Portugal – Isto é, por exemplo, o Governo de Cavaco era um Governo de Direita, mas este assumir ideológico não era claro.

Portanto não aceitam bem que a Direita (de vez em quando, e menos que a Esquerda!) também contribua para a melhoria das suas vidas. Porque o PSD nunca se assumiu bem como Direita, também nunca conseguiu ter a capacidade de comunicar de forma directa, consistente e transparente as suas ideias. Tem de as assumir as de forma directa como faz por exemplo o PP – sendo que o PSD é imensamente mais credível que o PP.

 

Para resumir. Como vejo o PSD? Vejo-o como o “Worthy Foe”, o Moriarty , o Mr. Hyde do PS, que não o é. Se isso me dá algumas alegres vitórias, também as esvazia. E sinceramente considero que estaríamos todos melhor com o um PSD mais forte, mais assumido, mais estruturado.

Visões à parte, creio que há um ponto que tenho de frisar.

É legitimo eu defender de forma completamente apaixonada o Benfica contra o Sporting, puramente por amor à camisola, sem qualquer espécie de racionalidade.

Este tipo de lógica clubistica não é aceitável em Política – isto é, não podemos defender ou atacar propostas meramente por pertencerem “ao outro partido”. Supostamente, quem está em Política está por querer contribuir para a melhoria do País. É legitimo termos visões e ideias diferentes para este propósito. Já não é correcto adoptarmos uma determinada visão ou ideia, apenas para sermos “contra” os outros. Isto acontece a meu ver, demasiado em Portugal. Nos EUA, têm uma palavra que eu gosto muito: Bipartisanship. É um conceito que devemos ser maduros o suficiente para abraçar

 

Autor: Leonardo Monteiro, aka keine

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.