Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Cara... ou Coroa?!

Guilherme Diaz-Bérrio, 21.09.09

 Embora ainda dentro da margem de erro do inquérito da Eurosondagem para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, o avanço de três pontos (mais dois que na última semana, fruto de uma subida socialista e de uma descida social-democrata) indica que as possibilidades de Manuela Ferreira Leite destronar José Sócrates como próxima primeira-ministra de Portugal estão agora mais estreitas.


Expresso desta semana


A cerca de uma semana das legislativas, o PS voltou a ganhar alguma vantagem sobre o PSD, saindo do terreno de "empate técnico". A sondagem para a SIC, Expresso e Rádio Renascença revela que a diferença entre os dois maiores partidos é agora de 3,3%.


SIC, a semana passada, acerca da mesma sondagem

 

Eu não sei quem faz estas noticias. O que eu sei é que se eu fosse professor de Estatística e estes senhores fossem meus alunos, estavam chumbados à cadeira!

 

A sondagem em questão dava os seguintes resultados:

PS: 34,9%
PSD: 31,6%
BE: 9,6%
CDU: 8,4%
CDS-PP: 8,4%
OBN:7,1%

 

E a conclusão brilhante do(s) jornalista(s) foi a seguinte: a ficha tecnica diz que a margem de erro é de 2,17%, logo se a diferença PS-PSD é maior que isso (3,3%), não temos o mal amado "empate técnico". Quantas vezes vai ser preciso varias pessoas dizerem que o que importa, para averiguar se estamos perante empate ou não, estatisticamente, não é o erro da amostra total? Que a conta que se tem de fazer, e demora 5 minutos com um papel e uma caneta a fazer, é o erro da diferença do PS para o PSD, dado que não estão só dois partidos na sondagem?!

 

Para leigos... o erro médio da diferença do PS para o PSD é de 3,8%! Logo, se a diferença entre os partidos, na sondagem, é inferior, estamos perante um empate estatistico! Para qual lado, entenda-se! Decidir quem ganha por esta sondagem é um exercicio igual a atirar uma moeda ao ar e jogar "cara (PS) ou coroa (PSD)"!

 

É caso para dizer, "É a Estatística, estúpidos!"

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.