Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Mudam-se os Tempos...

PsicoConvidado, 13.09.09

Assume-se na comunidade científica e na sociedade em geral que o clima está a mudar, que os trinta anos que passaram não serão semelhantes em termos de temperaturas e fenómenos climáticos, aos trinta anos que se seguirão.

 
Ao longo da história da Terra, mudanças semelhantes às que sentimos hoje sucederam-se, culminando no Planeta que conhecemos e cujas condições permitem albergar tantas formas de vida. O Planeta é um ser vivo, tal como nós, e apesar de muitas vezes não darmos conta, está em constante mudança. Esta mutação é feita num período de tempo bastante mais longo do que o tempo de vida do ser humano, daí não a sentirmos.  
 
A história do nosso planeta é feita de fases de construção e destruição, de aumentos e diminuições de temperatura e do nível do mar. Rapidamente percebemos que somos apenas ocupantes temporários e a hegemonia humana tem de ser posta em causa.
 
Chegou a altura de aceitarmos que as mudanças climáticas fazem parte de todo o processo natural de reinvenção do planeta e que cabe a nós exclusivamente o papel de nos adaptarmos e sobreviver, tal como os nossos antepassados fizeram.
 
As alterações climáticas não significam a morte, mas sim a mutação. Contrariando o nosso sentimento de poder e controlo, não foram as pessoas que criaram as alterações climáticas, mas podem ter acelerado todo o processo.
 
É uma chamada de alerta para repensarmos o habitat, a sociedade e a relação com o meio ambiente. Somos uma peça do jogo e não ditamos as regras.
 

Psico-Convidada

Beatriz Ferreira

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Nélson Faria 13.09.2009

    Números de Novembro de 2006, há 27 mil ecopontos em Portugal. No Grande Porto são 3 mil e nos concelhos de Lisboa, Amadora, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira são 2.250.

    Para saber onde estão os ecopontos mais próximos das nossas casas vão a...

    http://www.omeuecoponto.pt/scid/omeuecoponto/
  • Imagem de perfil

    Paulo Colaço 13.09.2009

    boa info!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.