MARCELO REBELO DE SOUSA NA UV2009!
Decerto que os alunos da Universidade de Verão de 2009 terão muitas dificuldades em adormecer esta noite. Amanhã, será um dia repleto de actividade, aguardado ansiosamente desde o primeiro dia em Castelo de Vide. Demanhã e início de tarde, há simulação de uma sessão da Assembleia da República, onde serão testados os dotes argumentativos/oratórios dos uvianos. Mas, o grande momento do dia será às 17h com a intervenção do Professor Marcelo Rebelo de Sousa.
Compreende-se que assim seja: o Professor é das individualidades que não se coíbem de intervir civicamente mais fascinantes. Com uma invulgar (diria única) capacidade para envolver o auditório a que se dirige, quer sejam alunos da Faculdade de Direito, quer sejam espectadores que religiosamente o seguem para entender claramente os problemas nacionais e internacionais, quer sejam ricos, pobres, com habilitações académicas ou com um grau de instrução inferior. De palavra fácil, discurso abrangente, objectivo, contundente, com um sentido de justiça apurado, ninguém pode ficar indiferente à inteligência analítica e superior de Marcelo Rebelo de Sousa.
Porém, o lado mais luzidio e cativante do Professor é o lado humano, profundamente inspirado pelos ideiais cristãos, com uma tonalidade heterodoxa e marcada pelo Concílio do Vaticano II, a sua disponibilidade para interagir com o outro (afinal, somos todos irmãos, somos todos concidadãos, não importa onde e como nascemos) e participar em acções de solidariedade social, como o Lions ou mais recentemente, na iniciativa da Operação Nariz Vermelho. Coloca o seu conhecimento ao serviço da comunidade, como a elaboração de pareceres jurídicos gratuitamente a Instituições Particulares de Solidariedade Social ou aS Misericórdias. E é esta atitude que faz com que muitos e muitos portugueses gostariam de ver Marcelo Rebelo de Sousa a liderar os destinos do país.
Mais do que o inato e raro talento político, mais do que a sua capacidade de comunicação, mais do que o seu impacto mediático (o seu programa tem uma média de cerca 30% de share), é a sua constante disponibilidade e a sua concepção de que a vida é um dom de Deus e que vivemos para servir os outros e não para nos servirmos dos outros, que torna Marcelo especial e um exemplo a seguir. O Professor poderá ter muitos defeitos (quem não os tem?), mas asseguro que nunca o poderão acusar de falta de carácter ou princípios éticos. Pelo contrário, Marcelo é um exemplo (que infelizmente, começam a escassear) de quem pauta a sua actividade por princípios, não apenas na política, mas sobretudo na sua vida. Poderá ter estratégias ou tácticas políticas - mas quem está na política e nunca as teve que atire a primeira pedra.
Hoje, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa falará sobre o que é ser social-democrata no conturbado e desafiante século XXI. Certamente que os alunos da UV2009 aprenderão muito com a sabedoria, o exemplo, a experiência de um humanista que todos conhecemos e todos admiramos.