Segunda-feira, 11 de Junho de 2007
Pedreiros-Livres

A Maçonaria auto denomina-se uma associação de carácter universal de homens livres e de bons costumes, guiando-se pelos princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

 

 

Os Maçons reúnem-se em Loja e em cada Loja Maçónica é eleito o seu Venerável Mestre, com a função de dirigir os trabalhos, por um mandato.

 

 

É uma obediência iniciática (envolve certos rituais para a entrada de um novo membro), filosófica (no sentido de debater, discutir e problematizar sobre formas de ver e pensar o mundo), filantrópica (desenvolvendo actividades de carácter social) e educativa (segundo uma ideia de construção do conhecimento).

 

 

Não se considerando, actualmente, uma sociedade secreta mas sim discreta, são conhecidos e publicados alguns dos símbolos e rituais.

A sua origem encontra-se ligada ao corporativismo obreiro, apresentando-se como a evolução das organizações de mestres-pedreiros da Idade Média e do Renascimento, que já tinham alguns rituais próprios e actividades fora do seu fim principal.

Assim, o nome "Maçonaria" virá da palavra francesa maçonnerie ou da inglêsa masonry (construção). Esta construção será feita pelo maçom nas suas lojas.

Nessas organizações o elemento especulativo tomou o lugar do elemento operativo, através da entrada nessas organizações de elementos de sectores cada vez mais diversos da sociedade.

A Maçonaria utiliza um sistema de graus para transmitir os seus ensinamentos, através de símbolos e diferentes rituais.

No que toca a Portugal, existem de momento, ao que sei, sete diferentes obediências:

Grande Loja Regular de Portugal/Grande Loja Legal de Portugal
Grande Oriente Lusitano
Grande Loja Regular de Portugal
Grande Loja Nacional de Portugal
Casa Real dos Pedreiros Livres da Lusitânia
Direito Humano
Grande Loja Feminina

Várias figuras famosas eram alegadamente maçons:

Egas Moniz
Afonso Costa
Oliveira Marques
Henrique Cardoso
Gago Coutinho
George Washington
Gomes Freire de Andrade
Harry Houdini
Goethe
Bach
José Relvas
Beethoven
Napoleão Bonaparte
Norton de Matos

Só para nomear muito poucos.

Muito mais haveria para dizer sobre esta ordem iniciática, sobre a qual rios de tinta já se escreveram, mas não será aqui, até para deixar espaço para debate. Assim, para quem quiser saber mais:

http://www.maconaria.net/

Termino dizendo que, não sendo maçon, a informação aqui exposta é, ao que consigo aferir, correcta. Sobre qualquer imprecisão, manifestem-se.


uma psicose de José Pedro Salgado às 03:07
link directo | psicomentar

13 comentários:
De pauloser a 28 de Novembro de 2008 às 20:16
Seria bom fazer a distinção entre maçonaria regular, cujos princípios são de carácter espiritual, e maçonaria irregular de conduta essencialmente político-social. A primeira, mais relacionada com o ritual desenvolvido no século XVIII, nomeadamente o Rito Escocés Rectificado - R.E.R., cuja origem doutrinal remonta ao pensamento templário, fazendo do esoterismo a sua imagem de marca, pontificado em Portugal nos escritos de Pessoa; a segunda, consequência da revolução francesa, emerge já no século XIX e pauta-se de forma totalmente diferente, intervindo no plano político, desprendida de valores esotérico-espirituais. Resta acrescentar que a primeira, a de rito regular, será mais genuína, baseando-se nos princípios espirituais que enformam as origens da maçonaria fundada em 24 de Junho de 1717; a segunda relaciona-se mais com a mudança de política vigente, inspirando-se no intervencionismo belicoso de Jacobinos e Girondinos durante os conturbados anos da revolução francesa, degenerescência da revolução americana de 1776, esta sim representante dos desígnios doutrinários maçónicos, defensores da simbiose dos contrários.


De pedreiros lisboa a 16 de Janeiro de 2017 às 00:17
Graças o blog carregado com tantas informações. Parar por seu blog me ajudou a conseguir o que eu estava procurando pedreiros em lisboa (http://obrasnet.pinturadecasa.pt/orcamento-pedreiros-em-cascais-online/)


De pedreiros em cascais a 16 de Janeiro de 2017 às 00:18
Eu não tenho nenhuma palavra para apreciar este post ..... Realmente estou impressionado com este post .... a pessoa que criar este post foi um grande humano .. obrigado por compartilhar isso conosco


Comentar post

Notícias
Psico-Social

Psico-Destaques
Psicóticos
Arquivo

Leituras
tags
Subscrever feeds
Disclaimer
1- As declarações aqui pres-tadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Psicolaranja não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilida-de de quem as produz, reser-vando-se o Conselho Editorial do Psicolaranja o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.