Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Massacre na Faixa de Gaza

jfd, 30.12.08

As politicas agressivas de uma Israel que festejou o seu 60º aniversário este ano e que terá eleições no próximo Fevereiro, estão a arrasar Gaza com cem toneladas de bombas.

O Hamas havia quebrado o frágil cessar-fogo de Anápolis, cuja parte Israelita nunca foi cumprida no que toca ao cerco imposto às vidas Palestinas; nunca Israel recuou no embargo. Apenas os tuneis, entretanto destruídos, serviam quer para fins militares como fins humanitários.

É um povo que sofre, massacrado por um povo que já sofreu. As grandes forças militares e financeiras mundiais continuam a ser as costas quentes de Israel, sempre interessadas na escalada de violência e na continuação do conflito.

Por entre estes caminhos, uma população que votou maioritariamente num bélico Hamas, uma autoridade Palestina enfraquecida, uma força política Israelita corrupta que está de saída, uma força que deseja entrar pela demonstração de força e intransigência. E o mundo timidamente vai condenando...

81% dos Isaraelitas aprovam esta acção militar. Fala-se já na invasão terreste. O Haaretz informa-nos hoje que este é um desejo do Hamas... Espera-se uma guerra sangrenta se tal acontecer. Os Israelitas ainda têm na memória a humilhante derrota de há três anos no Líbano.

 

É uma história de ódio e de morte. É com muita facilidade que nos poderemos pender para um lado ou outro. Mas só com o verdadeiro e profundo conhecimento da coisa poderemos começar a ententer a complicação e ramificações do conflito actual. Esquecamos o passado e pensemos no presente e na razão dos acontecimentos...

 

O Governo Português lamentou a situação. E acho muito bem. E vocês? Que opinam?

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.