Terça-feira, 18 de Novembro de 2008
Balanço 2ª Universidade Europa

Terminou a 2º edição da Universidade Europa.

Foram 3 dias de intensa aprendizagem, partilhada por 60 jovens de elevado potencial e com grande ambição. Foi um privilégio fazer parte deste grupo. Ficam, desde já, os parabéns ao Senhor Reitor e todo o seu staff e apoio, e também as felicitações pela pertinência no casting dos oradores. Foram temas excelentes, e que em muitos dos casos continuaram a animar as divertidas conversas Camelianas :) Um grande obrigado segue também para os nossos Eurodeputados, que foram muito mais que oradores!!!

Fica realmente a saber a pouco, embora considere que seja a dose certa.

São 3 dias que passam a voar,  em que se vive intensamente a Europa, mas que também proporcionam o saudável convívio e partilha de experiências entre os companheiros. Aqui é de se felicitar o presidente da JSD, Pedro Rodrigues, e todos os demais que proporcionam e acarinham todas estas iniciativas e não deixam de apostar nos seus quadros.

Eu já não sou da jota, mas vejo um grande futuro no PSD com os grandes quadros que a JSD teima em formar. E vejo isto como caso único em Portugal. E estamos todos de parabéns. É um trabalho de muitos, a bem na Nação.

Agora, temos todos um sentido de missão, como tão bem nos foi transmitido pelo Pedro Rodrigues, pelo Carlos Coelho e pela nossa Presidente, Manuela Ferreira Leite; temos de levar uma maior consciência do que é a cidadania europeia ao nosso círculo mais intimo, ou onde pensamos ser necessário.

É urgente travar o divórcio dos jovens com os assuntos Europeus, e nós temos a responsabilidade e o dever de tomarmos essa missão e leva-la a bom porto.

Viva a JSD, viva o PSD, viva Portugal, viva a Europa ;)

 

 

 



uma psicose de jfd às 08:41
link directo | psicomentar

13 comentários:
De Paulo Colaço a 18 de Novembro de 2008 às 14:14
A formação política é fundamental!
Mesmo.
E ainda bem que o PSD e a JSD têm apostado nisso.
A viragem da anterior Universidade de Verão da JSD para esta (subscrita pelo Jorge Nuno Sá), em colaboração com o PSD, IFSC e PPE, promoveu um upgrade de qualidade.

Passámos a envolver (ainda mais) anualmente 100 jovens. 100 jovens que, por ano, faziam amizades globais, reactivavam energias, encontravam novas linhas de discurso e interesses.

Depois veio a Universidade do Poder Local e a da Europa, já em segunda edição e que (por este andar) se arrisca a ter duas edições por ano.

Sempre fomos os melhores na formação. Os que mais se preocupam.
Só pode dar bons resultados.


De Ricardo Carvalho a 18 de Novembro de 2008 às 14:35
Universidade da Europa,

Uma formação de excelência, que nos mostra como toda a estrutura da JSD e do PSD se preocupa com os seus jovens quadros e com a sua formação, não só política mas também cívica, como uma missão orientada para o presente com o futuro no horizonte.

Esta é uma política de formação que mostra a vitalidade das duas estruturas (JSD e PSD) e como esta questão é uma temática tão bem desenvolvida nos últimos tempos; e aqui temos de dar os parabéns às respecticas Comisões Políticas Nacionais (Pedro Rodrigies e Manuela Ferreira Leite) e uma palavra especial ao nosso Eurodeputado Carlos Coelho, por toda a sua entrega a estas causas nos últimos anos, tanto nesta Universidade, como na de Verão e na do Poder Local. É confortante saber que a Formação é uma prioridade levada à séria.

Foram 3 dias vividos de forma intensa, cheios de companheirismo e sobretudo de elevado debate político sobre questões europeias, que cada vez mais se tornam questões nacionais de primordial importância, sendo este aspecto para mim de elevada relevância: temos de transmitir às nossas estruturas locais e distritais a importância das questões europeias, não só pela questão eleitoral do próximo ano mas sobretudo pelo deficit democrático que existe sobre a Europa e que cabe a nós combater, aproximando não somente os jovens das questões europeias mas sobretudo a população em geral.
A JSD deve ser esse veículo e todos nós somos a JSD e somos nós que temos de levar esse veículo a bom porto!
Penso que este é o maior desafio que se nos coloca e o qual temos e devemos abraçar com toda a coragem, querer e convicção.

Quero aqui deixar uma palavra especial a todos os Eurodeputados presentes (Silva Pena, Sérgio Duarte, Deus Pinheiro, Vasco Graça Moura) e convidados (António Borges, Ana Palácio, Moreira da Silva), pelo simples trato e amizade com que nos trataram e nos transmitiram os seus conhecimentos e know how, tornando esta formação numa verdadeira formação on the job, bastante prática, tornando tudo mais fácil, quebrando sem limites aquelas barreiras que nos separam da Europa. É tão fácil ver a Europa da forma que nos transmitiram.

Quero ainda deixar uma palavra de apreço a todos os quadros da JSD que participaram, em especial aos mais jovens, sem qualquer especie de paternalismo que os 27 anos não me permitem, pela qualidade das suas ideias, que me levam a defender a JSD como uma Escola de excelentes quadros políticos, com um futuro auspício pela frente, hoje na JSD amanhã no PSD, num contributo permanente por uma sociedade melhor e mais justa, no objectivo do desenvolvimento económico.

Uma palavra final a todo o staff pela profissionalismo, disponibilidade, a eles os meus parabéns, também eles quadros da JSD que só reforçam a ideia anterior.

A todos um obrigado e até uma próxima que espero que seja na Universidade de Verão.

Bem hajam!


De Guilherme Diaz-Bérrio a 18 de Novembro de 2008 às 17:23
oram temas excelentes, e que em muitos dos casos continuaram a animar as divertidas conversas Camelianas :)

LOL as noites camelianas foram bastante agradaveis ;)

Grande grupo que se juntou ali em Curia :)

Tive o prazer de ser um dos 60 jovens, e que grande fim de semana! Sem grande descanso, mas grande.

Excelentes oradores convidados que mais do que discursar foram ensinar! Com grande sucesso acrescente-se!

E um especial agradecimento aos Eurodeputados, que vieram "Gastar" um fim de semana para virem ensinar e acompanhar um grupo de jovens interessados.

E uma última nota para o reitor Carlos Coelho (e para a equipa que esteve nos "bastidores"): magnifico! Já muito tinha ouvido falar, mas adorei a forma como ele organizou e liderou esta universidade!

Para mim, next stop: UV2009 :P




De André Machado a 18 de Novembro de 2008 às 17:43
Infelizmente, nem sequer me candidatei à Universidade da Europa, em virtude de ter outros compromissos já assumidos, há mais tempo.

Acredito que tenha sido uma experiência única para todos os participantes. Acredito porque já estive em contacto com alguns, mas, acima de tudo, porque conheço o dinamismo e a força de trabalho dos organizadores, que pude testemunhar na minha participação na UV2008.
Na próxima edição, lá estarei!

A Europa é um tema que está sempre na ordem do dia. Não podemos discutir apenas quando há tratados ou questões de dinheiro na mesa. A União é uma construção de Estados, mas também, de cidadãos. É fulcral que todos tenhamos um conhecimento aceitável quanto ao funcionamento das instituições, quanto às decisões dos órgãos e quanto às linhas políticas que a Comissão ou o Parlamento Europeu tomam.

O contacto entre eleitos e eleitores, ou a falta dele, é motivo apontado do afastamento dos cidadãos da participação cívica e política. É de louvar este esforço dos nossos eurodeputados em aproximar o que está, fisicamente, mais longíquo do comum cidadão português.

Parabéns à JSD, ao PSD e ao Carlos Coelho!


De Helder Gomes Ferreira a 18 de Novembro de 2008 às 18:32
De facto foi um fim-de-semana em grande. Por muito que queiram pintar o quadro de uma juventude alheada das decisões, da política e das grandes questões de futuro, provamos, no passado fim-de-semana, que, com organização, objectividade, responsabilidade e coerência, a juventude tosca e "à rasca" dos dias de hoje consegue discutir as "tais" grandes questões de futuro.

Foram três dias de intensa escuta e aprendizagem. Agora há que semear para colher.

Um agradecimento muito especial a toda a equipa que preparou esta 2ª Universidade Europa (UE): ao nosso magnifico Reitor, Carlos Coelho, pela sua capacidade organizativa e pela jovialidade no trato; ao grupo de apoio a esta 2ª UE; aos euro-deputados pela objectividade com que passaram a mensagem; à JSD pela oportunidade proporcionada; e a todos os "colegas de carteira" pelo debate criado. Juntos saímos da 2ª UE com um background elevado sobre o funcionamento da União Europeia, background este que nos torna especiais. Especiais porque agora sabemos. no entanto, especiais porque agora temos a obrigação de "passar a mensagem". Não podemos deixar morrer o vínculo que foi criado no passado fim-de-semana.

Um forte abraço do Douro.
Helder Gomes Ferreira


De Mauro Santos a 18 de Novembro de 2008 às 18:46
Foi um fim de semana em grande!

Além de toda a formação, também as amizades que trouxe comigo fizeram desta iniciativa algo a repetir.


De Tânia Martins a 18 de Novembro de 2008 às 19:22
Mais uma vez venho de uma iniciativa de formação da JSD/PSD/PPE a saber mais, com mais livros, panfletos, apontamentos, etc e com mais amizades!

O nosso Magnífico Reitor está novamente de parabéns, pela organização, pelo empenho e pelo gosto demonstrado em ter-nos ali! Os formadores também estão de parabéns pelas excelentes exposições que nos fizeram dos temas (tendo eu gostado em especial da exposição do Eng. Jorge Moreira da Silva)!

E por fim todos os alunos estão de parabéns também! Cada vez mais se vê que a JSD é constituída por pessoas de qualidade. Além de todo o grupo ter demonstrado que havia ali sabedoria, empenho, responsabilidade, também ninguém abdicou do convívio e das "noites bem passadas" que só na Jota se passa ;)!


De André Aldeia a 18 de Novembro de 2008 às 19:30
Mais uma prova de mérito dos militantes da JSD e mais uma excelente e enriquecedora demonstração da capacidade de organização e preocupação do futuro nacional e europeu por parte do "Reitor" da JSD, o eurodeputado Carlos Coelho.

Penso que tudo já foi dito sobre o excelente fim de semana de formação que nos foi proporcionado e a mim só me resta aguardar ansiosamente pela possibilidade de vir a integrar a Universidade do Poder Local.

Nota: Não sei se já foi feito ou se já se falou nisto mas gostaria de ver o Eurodeputado Carlos Coelho oficialmente intitulado pela JSD como o "Reitor" do nosso aparelho partidário. Merece-o pela sua verticalidade, simpatia e capacidade de organização e por tudo o que tem feito em todos estes anos pela JSD.


De Marco Rodrigues a 18 de Novembro de 2008 às 20:55
Numa palavra: Excepcional.

É assim que eu descrevo a 2ª edição da Universidade Europa. Desde todos os momentos de convívio até ao profissionalismo característico dos membros da JSD, este projecto revelou-se extremamente importante e decisivo para cada um de nós. Um obrigado a todos, sem excepção.

Um bem haja.


De marie Claire a 19 de Novembro de 2008 às 11:28
Universidade Europa...três dias vividos intensamente,três dias de aprendizagem...foram três dias que contribuiram para o meu crescimento a nível pessoal mas também para aprofundar o meu conhecimento sobre "a nossa Europa".

Agradeço mais uma vez à JSD e ao eurodeputado Carlos Coelho pela possbilidade que me foi dada de participar nesta 2ª edição da Universidade Europa,bem como a todos os elementos do Staff pela excellente organização.Um agradecimento especial aos nossos conferencistas pelo facto de nos terem presentados com as suas excellentes intervenções.

Por último um agradecimento aos colegas sobretudo pela paciência em relação às fotografias.

Ficou a satisfação pessoal pelo excellente fim de semana passado na Curia!!!

Marie Claire


Comentar post

Notícias
Psico-Social

Psico-Destaques
Psicóticos
Arquivo

Leituras
tags
Subscrever feeds
Disclaimer
1- As declarações aqui pres-tadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Psicolaranja não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilida-de de quem as produz, reser-vando-se o Conselho Editorial do Psicolaranja o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.