Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Uma doença a não subestimar

Paulo Colaço, 14.04.07
 Um artigo de Sandra Pimentel
 
Talvez seja precisa coragem para escrever este post. Talvez não. O objectivo é apenas um: que todos se convençam que podem fazer muito por alguém que verdadeiramente precisa.

A depressão nervosa é uma doença real, que afecta cada vez mais pessoas em todo o Mundo, e hoje em dia já muitas crianças. Estima-se que em 2020, dados da OMS, a depressão nervosa passe a ser a segunda causa de morte por doença em todo o Mundo.

O que é a depressão? É mais do que um estado triste ou melancólico, porque se trata de uma condição duradoura de origem neurológica. São vários os sintomas como sentimentos de culpa, desesperança, desamparo, solidão, ansiedade ou inutilidade, cansaço ou perda de energia, dificuldades em adormecer, dormir em excesso ou pesadelos e um estado permanente de tristeza.
Estes sintomas são perceptíveis a todos. No entanto, o doente tem grande dificuldade em reconhecer o problema e procurar ajuda. E quanto mais cedo for ajudado melhor.
Na origem da depressão podem estar factores psico-socias, factores biológicos ou causas físicas. As consequências são óbvias: pensamentos mórbidos, auto-agressão e suicídio.
Sendo uma doença que nos consome de uma forma brutal, quando tanto tempo passa sem a reconhecer e tratar é dificil voltarmos ao que um dia fomos, e provavelmente passaremos o resto das nossas vidas a viver de altos e baixos. Dar a mão é o gesto que faz a diferença.
Vale sempre a pena não desistir de alguém que já desistiu de si próprio. Sem essa compaixão, o que resta a um doente em estado depressivo?

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.