Domingo, 25 de Agosto de 2013
1949 - 2013


Licenciado em Economia e Finanças pelo ISCEF, mestrou-se e doutorou-se nos Estados Unidos. Foi Vice-Governador do Banco de Portugal, professor de Economia na Univ. Nova, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Goldman Sachs em Londres, para além de ter passado também pela administração do Citibank, BNP Paribas, Petrogal, Sonae, Jerónimo Martins, Cimpor e Vista Alegre.
Foi ainda consultor do Departamento do Tesouro dos EUA, da OCDE e colaborador na UE aquando a criação da UEconómica e Monetária.
No PSD foi Vice-Presidente da Comissão Política Nacional de 2008-2010. Era considerado igualmente uma das figuras mais próximas de Manuela Ferreira Leite. (E foi meu professor na UV 2009)

Diagnosticado em 2010 com cancro no pâncreas (ainda viveu 3 anos, o que até certo ponto é uma vitória) foi nomeado director do Departamento Europeu do FMI, tendo a sua saída sido apontada como resultado de incompetência (o que não me choca num paciente de cancro, especialmente desta estirpe).
As suas últimas declarações e a consultoria que prestou no âmbito das privatizações da RTP e CTT que resultou num contrato entre a Parpública e uma empresa, na qual António Borges tinha uma quota, valeram-lhe algum criticismo.

Faleceu esta madrugada com 63 anos.

uma psicose de Essi Silva às 12:22
link directo | psicomentar

2 comentários:
De ogrilofalante a 25 de Agosto de 2013 às 19:59
"As suas últimas declarações (um pouco confusas, quem sabe se não seriam as metásteses já a falar mais alto)"

Não gostava do personagem por algumas posições que tomou ao longo da sua vida. Em todo caso lamento que tenha morrido, quando pela lei natural das coisas, ainda poderia ter muitos anos à frente.
À sua família e amigos endereço as minhas condolências.
Quanto à frase, cara Essi, acho um tremendo disparate.


De Essi Silva a 25 de Agosto de 2013 às 21:45
Disparate no quê? Na referencia às metásteses? Sabe que a medicação de pacientes de cancro, mesmo que não façam quimio/radio afectam mais ou menos a razão, podendo haver picos de lucidez?

Ou sobre as declarações dele? (Sim, seria ideal baixar os salários - cortar com as despesas do Estado- mas com o custo de vida isso seria uma tragédia para muita gente)


Comentar post

Notícias
Psico-Social

Psico-Destaques
Psicóticos
Arquivo

Leituras
tags
Subscrever feeds
Disclaimer
1- As declarações aqui pres-tadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Psicolaranja não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilida-de de quem as produz, reser-vando-se o Conselho Editorial do Psicolaranja o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.