Sábado, 10 de Agosto de 2013
Como comprar votos - exemplo prático

Este vídeo pode ver visto como em exemplo perfeito de uma forma de corrupção.

A senhora Amador começa por dizer que a Câmara aderiu à Rede Europeia de Cidades Amigas da Pessoa Idosa, assinou a Carta de Dublin (um "compromisso") e ganhou prémios (não especificados) e portanto logo teve um "reconhecimento nacional, europeu e internacional". Mas isso mostra apenas a sua atitude e nem é o grave.

O grave é prometer torrar todo o dinheiro possível com um grupo de eleitores, para comprar o seu voto. Isso é ser cega para o que acontece à sua volta, não ser solidária para com o resto do país - e sobretudo com os jovens que herdarão a dívida, muitos dos quais ainda nem podem votar - e ir pelo caminho fácil: o de tentar corromper as pessoas, comprando votos através da velha táctica de oferecer algo pedindo nada em troca.

No fundo, o que esta profissional diz é: Séniores, votem em mim pois eu vou taxar uns e deixar a dívida para outros para vos dar tudo o que consigo imaginar.

E isso a esta altura deveria ser ilegal. Mas como não o é, é apenas imoral.


uma psicose de Ricardo Campelo de Magalhães às 12:01
link directo | psicomentar

2 comentários:
De Margarida Balseiro Lopes a 17 de Agosto de 2013 às 20:11
Ricardo,

Não conheço a Senhora e espero bem que o PSD saia vencedor neste concelho, tal como nos restantes 307 municípios por esse país fora.
Mas, aquilo que denuncias, se é apenas aquilo que escreves no post, não é corrupção. A corrupção é um crime, previsto no art. 372.º e seguintes do Código Penal. O que descreves também não devia ser ilegal. Trata-se de política e do que deve condicionar ou não o processo de decisão política. É legítimo que um candidato procure agradar a um grupo do eleitorado, se este for maioritário, dar-lhe-á a maioria dos votos e, por conseguinte, a vitória nas eleições. Se disto resulta o melhor óptimo social, parece-me que não, é, aliás, um dos óbices da Democracia, que apesar dos defeitos é o melhor regime que conheço.

Costumo ler os textos que escreve e rever-me na esmagadora maioria das vezes, mas não consegui deixar de comentar. ;)


De k. a 21 de Agosto de 2013 às 16:17
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/eleicoes/detalhe/cheques_missas_e_eleicoes_em_viseu_o_negocios_conta_lhe_tudo.html


Comentar post

Notícias
Psico-Social

Psico-Destaques
Psicóticos
Arquivo

Leituras
tags
Subscrever feeds
Disclaimer
1- As declarações aqui pres-tadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Psicolaranja não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilida-de de quem as produz, reser-vando-se o Conselho Editorial do Psicolaranja o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.