Pilhagem em Lisboa
Não é por falta de interesse ou desalento que me tenho ausentado da caixa e posts do Psico. Mas o tempo, infelizmente, não tem sido generoso.
Ainda assim, hoje algo fez click e deixei de conseguir conter a revolta que existe em mim.
É que para além de notícias sobre cabos da PT e tampos de esgoto a desaparecerem, pegou uma nova moda perigosa em Lisboa: a pilhagem de metais.
Passo a explicar - no bairro dos actores, são visíveis em todos os quarteirões, portas de edifícios sem pegas/puxadores, desaparafusadas ou partidas.
Os roubos decorrem em pleno dia ainda que ninguém veja ou reporte a situação no momento. Hoje contei 5 prédios no meu bairro - incluindo o prédio da empresa familiar e o dos meus avós, onde até um corrimão levaram - mas o fenómeno não se fica pelo Alto do Pina. Visíveis são os efeitos também por volta da Praça de Londres e até na Av. Gago Coutinho.
É lamentável pagarmos impostos e nem direito à propriedade privada termos. Sim, porque policia a patrulhar esta zona de Lisboa, de dia ou de noite, é coisa rara nunca vista. E quem consegue fazer isto, em PLENO DIA, também conseguirá ultrapassar as portas de casa dos nossos pais e avós, já que as zonas em causa são maioritariamente habitadas por idosos.
Quanto a mim, já estou a preparar uma moção para apresentar na Assembleia da minha freguesia. Mas numa cidade como Lisboa, ver acção policial é frequentemente só uma miragem.
Será agora altura de implementar a larga escala o sistema de CCTV?