Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2013
Está na hora, está na hora, de Arménio Carlos se ir embora!


Quem causa mais desemprego em Portugal, Passos Coelho ou Arménio Carlos?

A verdade é que a CGTP em Portugal, ao empurrar os salários sistematicamente para tectos mais altos, restringe a oferta de emprego a trabalhadores não sindicalizados. Não sou neoliberal e cito Hayek pelo seu valor como economista e não como ideólogo. Não digo que não deveria haver sindicatos mas penso que há em Portugal muito boa gente que não se apercebe de que os obstáculos ao reajustamento da economia e ao retorno ao crescimento, assim como a burocracia e direito laboral inflexível que dificultam o Investimento Directo Estrangeiro, são em larga medida da responsabilidade de organizações como a CGTP.




Basta aliás olhar para a experiência dos trabalhadores Moçambicanos na África do Sul aonde a principal confederação de sindicatos COSATU, tem ostracizado, discriminado e até feito ataques racistas aos trabalhadores estrangeiros. Porquê? Porque estão dispostos a trabalhar por menos que os trabalhadores Sul Africanos e são atacados portanto como fura-greves. A África do Sul é também consequentemente um dos países com maior taxa de desemprego crónico.

A África do Sul é finalmente um excelente exemplo de como os sindicatos privilegiam os direitos laborais de alguns e não de todos, e sobretudo como os sindicatos discriminam contra os jovens - não que a JCP ou os Berloquistas alguma vez o admitam - como se viu quando a COSATU atacou uma marcha que defendia uma medida governamental de subsídio ao emprego jovem.




Por estas e outras razões, eu peço a demissão de Arménio Carlos!


uma psicose de Miguel Nunes Silva às 15:38
link directo | psicomentar

6 comentários:
De Ricardo Campelo de Magalhães a 20 de Fevereiro de 2013 às 22:47
Sim, senhor. Andas a perceber material denso!
Excelente post!

Qualquer dia ainda és acusado de ser "frio", "numérico" e "distante".
Para não dizer fasssssista :P


De Miguel Nunes Silva a 21 de Fevereiro de 2013 às 00:41
Estive a tentar encontrar um gráfico que é melhor e mais ilustrativo pois contrapõe as distorções no mercado leboral sindicalizado com as distorções no mercado laboral livre.

Mas não consegui e fiquei-me por este. Se souberes aonde o possa encontrar diz.


De murphy a 21 de Fevereiro de 2013 às 22:29
CGTP, Turismo de Manifestação deste 1974...

http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/02/a-esquerda-deve-ser-inimputavel.html


De A a 27 de Novembro de 2013 às 16:28
Excelente teoria. Explica-me porque é que na Escandinávia que tem salários elevadíssimos quando comparados com o feudo Portucalensis, o desemprego é tão baixo. Se quiseres exercitar um pouco a matemática da primária, normaliza o salário médio com o produto interno bruto per capita e verás que na Suécia por exemplo o rácio entre salário médio e produto interno bruto per capita é 1,4 VEZES!!! superior ao português. Isto significa que por aquilo que produzem, os Suecos recebem 1,4 vezes mais que os Portugueses. Vão estudar Relvinhas!

|

De Miguel Nunes Silva a 27 de Novembro de 2013 às 16:39
Isto dos anónimos....

A Escandinávia é super mais produtiva que Portugal por várias razões mas a principal é a mentalidade.
A ética de trabalho escandinava e o individualismo produzem resultados que nunca seriam extrapoláveis para Portugal.

Querer comparar a escandinávia a Portugal é uma imbecilidade à la Sócrates que só ignorantes podem fazer.

Mas se achas que podes pôr a Escandinávia a fazer comida tão boa como a nossa, da noite para o dia, boa sorte.

-------------

Mais relevante para esta discussão: é a tua premissa que se Portugal diminuisse as diferenças salariais, teríamos mais emprego e prosperidade?

É que se é isso realmente o que pensas, gostava de saber - tu que estudaste, aparentemente, ó sua suprema intelectualidade - porque é que a economia Portuguesa estagnou nas últimas décadas apesar de a nossa média salarial ter convergido com a Europeia?

Ou já agora, porque são regimes de índole marxista, autênticos buracos económicos se o desenvolvimento social é a origem da prosperidade económica?

|

De tectos falsos a 16 de Janeiro de 2017 às 00:21
obrigado por compartilha tantas noticia boas adoro seu blog!


Comentar post

Notícias
Psico-Social

Psico-Destaques
Psicóticos
Arquivo

Leituras
tags
Subscrever feeds
Disclaimer
1- As declarações aqui pres-tadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Psicolaranja não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilida-de de quem as produz, reser-vando-se o Conselho Editorial do Psicolaranja o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.