Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Está na hora, está na hora, de Arménio Carlos se ir embora!

Miguel Nunes Silva, 20.02.13


Quem causa mais desemprego em Portugal, Passos Coelho ou Arménio Carlos?

A verdade é que a CGTP em Portugal, ao empurrar os salários sistematicamente para tectos mais altos, restringe a oferta de emprego a trabalhadores não sindicalizados. Não sou neoliberal e cito Hayek pelo seu valor como economista e não como ideólogo. Não digo que não deveria haver sindicatos mas penso que há em Portugal muito boa gente que não se apercebe de que os obstáculos ao reajustamento da economia e ao retorno ao crescimento, assim como a burocracia e direito laboral inflexível que dificultam o Investimento Directo Estrangeiro, são em larga medida da responsabilidade de organizações como a CGTP.




Basta aliás olhar para a experiência dos trabalhadores Moçambicanos na África do Sul aonde a principal confederação de sindicatos COSATU, tem ostracizado, discriminado e até feito ataques racistas aos trabalhadores estrangeiros. Porquê? Porque estão dispostos a trabalhar por menos que os trabalhadores Sul Africanos e são atacados portanto como fura-greves. A África do Sul é também consequentemente um dos países com maior taxa de desemprego crónico.

A África do Sul é finalmente um excelente exemplo de como os sindicatos privilegiam os direitos laborais de alguns e não de todos, e sobretudo como os sindicatos discriminam contra os jovens - não que a JCP ou os Berloquistas alguma vez o admitam - como se viu quando a COSATU atacou uma marcha que defendia uma medida governamental de subsídio ao emprego jovem.




Por estas e outras razões, eu peço a demissão de Arménio Carlos!

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Miguel Nunes Silva 27.11.2013

    Isto dos anónimos....

    A Escandinávia é super mais produtiva que Portugal por várias razões mas a principal é a mentalidade.
    A ética de trabalho escandinava e o individualismo produzem resultados que nunca seriam extrapoláveis para Portugal.

    Querer comparar a escandinávia a Portugal é uma imbecilidade à la Sócrates que só ignorantes podem fazer.

    Mas se achas que podes pôr a Escandinávia a fazer comida tão boa como a nossa, da noite para o dia, boa sorte.

    -------------

    Mais relevante para esta discussão: é a tua premissa que se Portugal diminuisse as diferenças salariais, teríamos mais emprego e prosperidade?

    É que se é isso realmente o que pensas, gostava de saber - tu que estudaste, aparentemente, ó sua suprema intelectualidade - porque é que a economia Portuguesa estagnou nas últimas décadas apesar de a nossa média salarial ter convergido com a Europeia?

    Ou já agora, porque são regimes de índole marxista, autênticos buracos económicos se o desenvolvimento social é a origem da prosperidade económica?
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.