Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Praça da Alegria para a Cidade da Inveja

VilmaCR, 30.12.12

 

Quando o programa “Portugal no Coração” foi deslocalizado para Lisboa no seu pico de sucesso, os argumentos lógicos e coerentes eram nulos. Anos volvidos e deparamo-nos com a possibilidade de deslocalização do programa “Praça da Alegria”. Trata-se somente do programa mais rentável da televisão pública, tendo gerado em 2011 lucros de quase quatro milhões de euros, no entanto, o prémio de tanto esforço e trabalho árduo é o castigo. A punição cruel e injusta de uma administração centralista e egocêntrica.  

Os programas dos estúdios da RTP Porto têm sido ao longo dos anos vítimas do seu próprio sucesso. Programas resultantes do esforço de uma equipa habituada a trabalhar arduamente com salários inferiores aos atribuídos em Lisboa.  Programas que manifestam um esforço real em trazer até nós um serviço público de proximidade.

Um dos argumentos utilizados pela direcção da RTP é que a gestão dos dois programas juntos “Portugal no Coração” + “Praça da Alegria”, trará uma melhor rentabilização de meios de produção e de gestão de equipas”. Mas qual rentabilização? Porque não transmitir novamente o “Portugal do Coração” a partir dos estúdios do Porto uma vez que 3h de transmissão do programa “Praça da Alegria” custam menos 1100 euros por dia do que o supradito “Portugal no Coração”.

Não há qualquer tipo de justificação para que tal medida seja tomada, nem económica,  nem social, nem coisa nenhuma.

Resta a inveja e o interesse de terceiros como argumentos.

10 comentários

Comentar post