Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

中華人民共和國

Essi Silva, 09.11.12
Diz quem anda pela China nos últimos dias, que o Congresso do Partido Comunista, onde se escolherá o presidente do país para os próximos dez anos, levou à paranóia e a uma data de restrições por aqueles lados.

Se Xi Jinping aguentar-se nos próximos dez anos, baterá a USSR nestes concursos de "quem consegue nomear big bosses, mauzões e autoritários por mais tempo".
Mas com a corrupção cada vez mais instalada (o actual presidente comentou precisamente isso - cof cof, o tal cuja fortuna foi noticiada pelo NYTimes), num sistema demasiado burocratizado, há quem duvide que o Partido Comunista Chinês aguente por muito mais.
Também não admira, tendo em conta que o próprio poder económico e social do cidadão chinês aumentou exponencialmente. Uma coisa é mandar à força num país de milhões esfomeados, outra é mandar em pessoas cada vez mais instruídas e com possibilidades.

Mas o que quer que saia deste Congresso e do futuro da China, não podemos desprezar o impacto que uma das Nações mais poderosas no mundo terá na sociedade europeia e mundial, especialmente no que toca ao sector económico. Obama quê? Não, não, olhem com mais atenção para o Oriente.
Sim, é que China ainda nem acabou de despertar e o mundo já está a tremer.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.