Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Diário de Bruxelas 2

Tiago Sousa Dias, 28.04.08


Depois do primeiro relato sobre o estágio que estamos a fazer aqui no Parlamento Europeu, aqui vai mais uma posta, desta feita, de carácter mais aprofundado ao trabalho sobre o qual me tenho debruçado e realçando apenas 3 dossiers:

- PME´s - Foi aprovado, na mini-plenária de Abril, uma proposta da Comissão que visa apoiar as PME´s que desenvolvam I&D. É sempre positivo o apoio às PME´s que representam (pasme-se) 99,8% do tecido empresarial Europeu e empregam cerca de 100Milhões de trabalhadores. Em termos relativos, as percentagens para Portugal são semelhantes, mas não deixo de verificar que, sendo que o conceito de PME´s que desenvolvem I&D é enquadrável apenas naquele núcleo de empresas que utilisa 10% ou mais dos seus recursos a essa actividade, a verdade é que as empresas que beneficiam desta medida são precisamente as que não precisam porque já têm a sua situação financeira consolidada. Ficou assim a advertência, do Eurodeputado Dr. Silva Peneda, que ainda chamou a atenção para o facto de ser cada vez mais urgente o apoio aos projectos no modo "Start Ups"

- GNSS - O Jorge gostará desta. Foi finalmente concluído o processo legislativo relativo ao Galileo, que rivaliza com o Glasnoss Russo e GPS Americano. Ficaram alguns reparos vindos da esquerda europeia que criticou o facto de não se ter proibido o uso para fins militares. Eu pergunto: Porque não? Só por demagogia.

- Zimbabwe - Fiquei um pouco decepcionado com o debate sobre o Zimbabwe. Houve imensa informação errada a encher os media pelo Mundo fora. Uns diziam que o Barco chinês (An Yue Jiang) já tinha atracado mas que os trabalhadores das docas não descarregaram as armas; outros afirmavam que o Barco estava de regresso à China. Pelo meio disto corria o debate exortando-se às autoridades do Zimbabwe para libertarem os resultados acusando-se de se estar a cozinhar uma nova vitória de Mugabe. Dois dias depois saem os resultados provisórios com o anúncio da derrota de Mugabe...

Esta semana começo a trabalhar com mais uma comissão - TRAN - que tanta importância tem para Portugal já que envolve Transportes e Turismo.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.