Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Mais um euro, mais uma Cimeira...

Guilherme Diaz-Bérrio, 30.01.12

 

Hoje levanto-me, vou beber um café e ler as "parangonas" dos jornais. Parece que a Alemanha declarou guerra à Grécia à porta de uma cimeira europeia, Belém fez o mesmo a São Bento, os investidores acham que Portugal está a caminho da "reestruturação da dívida" - nome pomposo para falência - fazendo com que largar dívida pública portuguesa no mercado secundário se torne no "preto desta temporada" - leia-se, a cor que dá com tudo -  e, segundo consta, o F.C.Porto perdeu...

 

Decorre hoje uma cimeira europeia. A Alemanha entrou a "pés juntos" com uma proposta de "retirada de soberania fiscal" a países que levem segundo pacote de ajudas financeiras - estou a olhar para Atenas, com o canto do olho em Lisboa. Antes que os suspeitos do costume gritem "Vem ai o 4º Reich" - deixo isso para os jornalistas que fazem headlines com "Berlim planeia ocupar Atenas", limito-me a comentar o óbvio: O eleitorado alemão sente que está a largar dinheiro para um buraco negro, não quer dar mais um centimo. A "Chancelarina" está em ciclo eleitoral, logo decidiu usar a tática mais antiga do livro, nomeadamente, exigir concessões que ninguém pode fazer, de modo a poder dizer "não nos podem acusar de não tentarmos... 'eles' é que não quiseram". Brinkmanship no seu melhor e decerto que terá resposta há altura dos parceiros negociais.

 

E a discussão vai ficar a circular entre estas propostas, eurobonds, unidade fiscal, e no final sairá um documento cheio de boas intenções. E o povo é sábio, na sua opinião das boas intenções. E assim iremos, de Cimeira em Cimeira, enquanto as economias da UE se ajustam, tal como o Japão, de 1990 a 2001.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.