Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

UV 2011: Dia 4

Paulo Pinheiro, 03.09.11

 

 

 

Nuno Pimentel Gomes

29 anos

Cascais

 

Embora Setembro tenha começado chuvoso pelos lados de Castelo de Vide, manteve a mesma vitalidade e grande espírito de trabalho e de equipa que já marcava o ritmo desde o início da semana!

 

Não obstante, os UVianos da edição de 2011 tiveram de acomodar rapidamente (como quase tudo na UV) três realidades e, consequentemente, três posturas bem distintas em termos de abordagem política.

 

Assim, tivemos uma aproximação pedagógica aos inevitáveis jogos de luz e sombra no que toca ao poder da palavra e da imagem em política, apresentados pelo Deputado Carlos Coelho e Rodrigo Moita de Deus, este último um dos responsáveis pelo lado direito da Força no 31 da Armada(31daarmada.blogs.sapo.pt/).

 

Além disso, lá surgiu a primeira Assembleia, remetendo para uma possibilidade de reforma do sistema eleitoral português, a qual terá sido uma aproximação daquilo que será a simulação de Assembleia na tarde de Sábado.

 

Por último, ficou a intervenção do Dr. Mariano Rajoy, muito possivelmente o próximo Primeiro-Ministro espanhol, remetendo para os inevitáveis esforços que também serão pedidos aos Espanhóis, quer em termos nacionais, quer em termos das regiões administrativas

 

 

Ronaldo Rosa

23 anos

Horta – Açores

 

«Uma Comunidade [Europeia] entendida como grupo de países ricos, autosuficientes, divididos dos países menos desenvolvidos do Sul da Europa, marcaria uma condenável divisão entre Norte e Sul (...)» - Francisco de Sá Carneiro, intervenção na A.R. - 10 de Novembro de 1977

 

Começo com uma frase do saudoso Dr. Francisco Sá Carneiro por me parecer de extrema relevância não esquecer o quão à

frente do seu tempo as suas palavras e ideias estavam do seu tempo. Já em 1977 como se vê na frase, o Dr. Sá Carneiro revelava as suas preocupações quanto a Europa a duas velocidades, Europa essa que ele visionava, até antes da entrada de Portugal, ter um problema de base que era as diferenças de desenvolvimento, diferenças essas que se poderá ler nas entre linhas da sua frase a causa da nossa atual crise Europeia com as dívidas soberanas.

 

E foi da Europa que o nosso convidado de quinta-feira, o Dr. Mariano Rajoy, nos falou, esta grande figura da política espanhola, este ilustre homem que é Presidente do Partido Popular (principal partido da oposição em Espanha) e que será o futuro Primeiro-Ministro de Espanha. Se é verdade que no passado houve grandes problemas entre Espanha e Portugal, até mesmo conflitos armados, hoje em dia estando na União Europeia é tempo de nos unir num bloco Ibérico ao nível das ideias pois partilhando valores comuns, como histórico-geográficos, podemos ter mais força dentro da estrutura de poder do Parlamento Europeu e é neste órgão de poder da U.E que cada vez mais passa em escrutínio as vidas de cada País Europeu. É desde modo necessário deixar de estar de costas voltadas para o nosso vizinho, pois será dentro da Europa que Portugal cumprirá o seu destino. E como foi dito pelo nosso convidado, Portugal e Espanha já descobriram e dividiram o Mundo entre si, esta é uma história para nos orgulhamos, pois sendo o Castelhano e o Português falado por cerca de 600 milhões de pessoas é hora de voltarmos a dar cartas no panorama internacional, dentro claro de uma estrutura forte como é a U.E, estes foram alguns dos pensamentos que o Dr. Mariano Rajoy nos trouxe a Universidade de Verão do PSD.

 

 Por fim, gostaria de fazer um apelo para que lutemos por manter uma Europa unida, uma Europa mais forte, uma Europa mais fraterna, realizemos pois o ideal do Dr. Francisco Sá Carneiro, esse ideal era ver uma Europa atenuada nas suas diferenças e unida nos seus valores comuns. Façamos da Europa uma fortaleza, pois a união continua a fazer a força!

 

Bem hajam!

2 comentários

  • Imagem de perfil

    jfd 03.09.2011

    Por favor, trata-me por tu; Jorge Fonseca Dias 3ª UV grupo Amarelo ;)
    E há mais pessoas a acreditar na Europa como nós do que pensas....
    Eles andam aí ;))))
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.