Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

JSD quase nacionalista?

Beatriz Ferreira, 02.09.11

No contexto da excessiva contratação de atletas estrangeiros por parte de equipas nacionais, foi lançada pela JSD no dia 18 de Agosto uma petição que reclama a “Afirmação e Valorização do Jovem Atleta Português”. Equipas desportivas de diversas modalidades chegam a participar em competições quase sem atletas nacionais, o que “prejudica a evolução e a afirmação do potencial dos jovens atletas” e não valoriza o trabalho realizado dentro de fronteiras. Realçam ainda a questão do futebol como sendo a mais preocupante considerando que “na época 2010/2011, aumentou o número de estrangeiros na I Liga (42% portugueses) (58% estrangeiros) ”.

 

Assinei esta petição porque compreendo a intenção, mas não concordo com todo o conteúdo. Se nos escalões de formação deve ser dada a oportunidade de aprender com o espírito de competição, sendo o objectivo formar e não ganhar, no desporto profissional a situação é diferente. O objectivo é vencer, promover patrocinadores e gerar dinheiro com isso. O futebol é uma indústria e tal como todas as outras, tem o direito de gerar lucros. Se é para os clubes mais conveniente contratar jogadores estrangeiros, que o façam até porque poderá abrir mercados de contratação e venda de jogadores para o estrangeiro (exportação). E nem vou começar a nomear jogadores portugueses que trabalham no estrangeiro e são bons no que fazem, que não gostaríamos de ver descriminados pela sua nacionalidade, independentemente de ser o melhor jogador do mundo.

 

Acima de tudo, a questão não é “por ser português, é bom”, mas sim “é bom e é português”. O que é Nacional é bom, mas se calhar tem de ser ainda melhor. As regras estão definidas e não é correcto altera-las para ganharmos o jogo. O nacionalismo e protecionismo são tentações muito perigosa  no clima de crispação do Mundo actual, cuidado com aquilo que defendemos.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.