Terça-feira, 23 de Agosto de 2011
Para os geeks, with love
A simetria é um conceito muito curioso e preponderante em ciência, sobretudo em Matemática, e que tem assumido relevância em todos os domínios científicos, nomeadamente através de um outro conceito dele decorrente: a quiralidade. De forma simplista, um objecto é quiral quando não é sobreponível com a sua imagem no espelho. Um caso simples de quiralidade está nas nossas mãos: a mão esquerda representa a imagem no espelho da mão direita. Por muito que tente rodar a sua mão esquerda não conseguirá sobrepô-la à direita, porque elas são a imagem no espelho uma da outra. Então, as mãos são enantiomorfos (formas opostas, do grego enantio=oposto; morfos=formas). Se um objecto é quiral, possui sempre dois enantiomorfos.
Em química e biologia a quiralidade é fundamental: toda a bioquímica da vida é quiral. Uma molécula desempenha a sua regular função na célula mas o seu enanteómero (a sua molécula oposta) não só não possui actividade como muitas vezes causa danos graves ao funcionamento da célula. Este facto levou a que a teoria evolutiva assumisse a quiralidade como uma etapa evolutiva anterior à própria célula.
Este conceito tem sido aplicado aos desenvolvimentos recentes do modelo quântico, onde se fala de quiralidade e helicidade das partículas que constituem o átomo. De facto, o próprio electrão é hoje considerado quiral e possui um enantiomorfo de carga oposta de nome anti-electrão sendo as partículas discriminadas pela natureza. Esta transversalidade do conceito de quiralidade não é surpreendente na medida em que parece ser uma consequência geométrica. Porém, não deixa de ser curioso que toda a acção humana e a sua capacidade intelectual tenda a construir conceitos quirais resultando o seu regular processo de decisão da consciente selecção entre os seus enantiomorfos. Não deixa de ser interessante questionar se a inteligência humana é, ou não, quiral. 


uma psicose de Rui C Pinto às 16:25
link directo | psicomentar

4 comentários:
De David Soeiro a 24 de Agosto de 2011 às 08:12
bzzzzzzzzzz! bbzzzzzzzzzzzz! bzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz! bzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!


De Rui C Pinto a 24 de Agosto de 2011 às 13:10
Soeiro, que mau feitio!


De David Soeiro a 24 de Agosto de 2011 às 16:39
Desde que sócrates perdeu as eleições, este blog dá cá uma soneira... perdeu a alma e só publica coisas enfastiantes. Falta assunto para a criticar a nivel político.

|

De Rui C Pinto a 24 de Agosto de 2011 às 16:44
Aguente-se que tá tudo de férias! Homem, o Agosto é para estas coisas! E não lhe faz mal nenhum pensar um bocadinho na quiralidade!

|

Comentar post

Notícias
Psico-Social

Psico-Destaques
Psicóticos
Arquivo

Leituras
tags
Subscrever feeds
Disclaimer
1- As declarações aqui pres-tadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Psicolaranja não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilida-de de quem as produz, reser-vando-se o Conselho Editorial do Psicolaranja o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.