Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

IREF

Ricardo Campelo de Magalhães, 27.04.11

O IREF publicou o seu anuário sobre Fiscalidade para 2011.

 

O relatório inclui 21 países, incluindo o nosso Portugal, e versa sobre o que de mais importante aconteceu em termos de Política Fiscal e Política Orçamental nos diversos países da Europeus incluídos.

A Europa é neste momento uma manta de retalhos, com países com contas quase equilibradas (NL, NO, SK, LU, DE e SE) e outros com contas muito desequilibradas (por exemplo, este nosso cantinho à beira mar plantado) em termos orçamentais. A situação é também bastante diversa em termos fiscais, sendo a única tendência claramente identificável a complexificação dos sistemas fiscais - na Suécia a fonte mais credível em termos fiscais é um site PRIVADO (www.jobbskatteavdrag.se).

As receitas foram originais, contraditórias e muitas vezes confusas. Creio que o relatório é uma leitura interessante para quem precise desta informação profissionalmente ou para quem tenha curiosidade em conhecer os diversos sistemas (e tragico-cómico para liberais...).

O link no topo do post dá acesso a uma pequena apresentação do relatório. Nele há outro link para fazer download do relatório completo.

Boas leituras.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.