Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Desafio Portugal: entrar no portal da Segurança Social directa

Essi Silva, 20.04.11

 

Ser-se estrangeiro ou ter-se um nome estrangeiro neste país é ser-se cidadão de segunda. Para além de tudo funcionar mal, como é claro.

 

Comecei a manhã de uma forma inesperada. O meu pai recebeu uma notificação da Segurança Social a referir que tinha recebido prestações do abono familiar indevidas.

Telefonei imediatamente para a linha de apoio da Segurança Social. Embora tivesse todas as informações do meu pai (data de nascimento, morada, NIF, NISS, nome completo) a interlocutora referiu que não poderia atender-me a não ser que desse os meus dados (que não tinha no momento) ou falasse com o meu pai, que se apressava para sair. Depois do mesmo expor muito rapidamente o problema, a sra. explicou-lhe que ele não tinha feito a prova escolar no ano passado. Afirmei-lhe com certeza que tinha feito, mas segundo parece, se foi feita na minha conta, não foi validada já que quem tem de prestar essa prova é o meu pai.

Ou seja, não há cruzamento whatsoever deste tipo de dados, ainda que a prova escolar seja referente à minha pessoa.

Menos mal, pensei eu. Tenho a certeza que fiz a prova portanto posso impugná-la.

 

Tentei então aceder à minha área do portal da Segurança Social. Inseri três vezes os códigos errados (acidentalmente eram os do meu pai) e vi-me perante o desafio de desbloquear o pin de autenticação. Liguei então para a linha de apoio do Cartão de Cidadão.

Fantasticamente, é possível cancelar um cartão de cidadão por telefone, mas não é possível desbloquear um pin ainda que se tenha todos os códigos e dados necessários para o desbloqueio. Concluindo: tive de me dirigir à Av. Afonso Costa para o desbloquear presencialmente.

 

Cansada e frustrada, voltei a casa pronta com os novos códigos. Sentei-me frente ao computador. Códigos correctos, pronta a fazer o registo. Ao fazer a aceitação dos termos, o serviço preencheu automaticamente os dados, como o nome, NISS e NIF. Os restantes preenchi eu e cliquei em registar. A mensagem no ecrã foi clara: NOME INVÁLIDO.

Contactei a Segurança Social. Lavaram as mãos. Telefonei então aos Serviços do Cartão do Cidadão. Mandaram-me enviar um e-mail ao apoio técnico.

 

Belo país este...

 

8 comentários

Comentar post