Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

28 de Maio de 1926

Paulo Colaço, 28.05.08

Faz hoje 82 anos que se colocou fim à Primeira República com o golpe militar de 28 de Maio de 1926. Este deu origem ao período da Ditadura Militar. Suspendeu-se a Constituição de 1911, deixando o país num interregno constitucional.

Os motivos que levaram a este golpe foram essencialmente a instabilidade política, com a consequente queda dos órgãos eleitos; a crise financeira da época; e a participação na I Guerra Mundial.

A ditadura que se instaurou foi um passo para a ascensão do Professor Oliveira Salazar, que apareceu como salvador da pátria, enquanto Ministro das Finanças, ao resolver a crise financeira até então instaurada em Portugal. A sua ascensão levou o país ao conhecido período do Estado Novo, a uma reforma Constitucional radical, com a Constituição de 1933, autoritária e repressiva (seguindo modelos fascistas), à criação do partido único, a União Nacional, símbolo desse autoritarismo, assim como à criação de uma polícia política, negando a participação democrática dos cidadãos.

Ouve-se por aí “deviamos voltar à época de Salazar”!

Será?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.