Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

PSICOLARANJA

O lado paranóico da política

Células Estaminais

Paulo Colaço, 03.10.07

Um artigo de Marta Rocha
 

 

Até ao dia 30 deste mês de Outubro, terá lugar na A. R. o debate sobre Investigação em Células Estaminais (stem cells). Porque gostava de saber a posição dos psicóticos sobre o tema, deixo algumas indicações, que julgo poderem contribuir para um maior esclarecimento.


 

 


 

Células Estaminais - noção- "(...) células extraordinárias cujo destino ainda não foi "decidido". Podem transformar-se em vários tipos de células diferentes, através de um processo denominado "diferenciação". Nas fases iniciais do desenvolvimento humano, as células estaminais do embrião "diferenciam-se" em todos os tipos de células existentes no organismo - cérebro, ossos, coração, músculos, pele, etc." in bionet online


 

 


 

Existem alguns tipos de células estaminais, a saber: totipotentes, pluripotentes e multipotentes. Estes tipos variam em função do potencial das próprias células, as primeiras por estarem numa fase muito inicial podem transformar-se em qualquer tipo de tecido, enquanto que as últimas, num estado mais avançado de desenvolvimento apenas podem transformar-se em alguns.


 

 


 

De facto, as células estaminais são vistas pela comunidade científica como a possível resposta para curar muitas enfermidades.


 

 


 

Mas a Investigação deste tipo de células coloca alguns problemas de carácter Ético. Isto porque, se é possível encontrar células estaminais em individuos adultos, a verdade é que as células estaminais com máximo de potencial são encontradas em óvulos fecundados artificialmente (chamados embriões) e em fetos resultado de aborto (espontâneo, mas sobretudo provocado).


 

 


 

A necessidade legislativa deve definir assim se é permitido o estudo científico de fetos e embriões. E, no caso dos embriões, é ainda importante que se limite o número máximo de óvulos fecundados para cada casal, que recorre à inseminação in vitro. Isto para evitar que se fecundem óvulos exclusivamente para fins científicos.


 

 


 

Qual é a dignidade de um embrião? E de um feto?


 

Será justo "fabricar" embriões para investigação?

14 comentários

Comentar post

Pág. 1/2