Segunda-feira, 8 de Julho de 2013
Sua Majestade, D. Triunvirato

Portugal caiu no domínio do Triunvirato...

Há três entidades que efectivamente controlam a partir de agora o Estado Português e que são por conseguinte responsáveis pelos destinos do país:

 

 

 

1 - Troika = Os senhores de Bruxelas, Frankfurt e Washington continuam a deter a derradeira palavra no que toca a políticas económicas em Portugal. Não há como o evitar até a dívida ser saldada e sustentabilizada, ou até irmos para a bancarrota.

Obrigado Esquerda Portuguesa...

 

2 - Aparelho PSD = Ao contrário da sua predecessora, o líder do PSD está dependente do apoio do aparelho do PSD. Não há convicções ideológicas no aparelho; estes 'centristas' preocupam-se apenas com ganhar eleições e manter os seus cargos partidários. Isto é perigoso pois a sua colaboração com a Troika é puramente instrumental e assim que a puderem descartar e quebrar o ímpeto das reformas estruturantes, que ninguém tenha dúvidas que o farão. 'Popularidade' é mais importante, para estes senhores, que 'responsabilidade', e a ânsia em voltar a cair nas boas graças do eleitorado é urgente.
Não admira portanto que se afirmem como tudo e mais alguma coisa, desde 'esquerda radical' a 'neoliberais'... a facção da manga de vento...

 

3 - CDS-PP = O táctico golpe de Paulo Portas foi de mestre pois o CDS-PP é agora pare inter pares no poder em Portugal e exerce tanta influencia como o PSD. Esta coligação de iguais tornou-se no entanto perigosíssima pois tornou as reformas estruturais em curso mais dependentes dos amigos da onça; de populistas que farão e prometerão tudo para poderem ganhar a próxima eleição - sempre a próxima eleição.


Posto isto, auguram-se tempos difíceis para quem quer seriedade e pensamento estratégico em Portugal. Torço por ti 'responsabilidade', mas vejo-te cada vez mais longe do pódio...



uma psicose de Miguel Nunes Silva às 16:08
link directo | psicomentar

7 comentários:
De Guilherme Diaz-Bérrio a 8 de Julho de 2013 às 17:53
Não acho que tenha sido um golpe de mestre:
- Ele perdeu imensa, senão toda, a credibilidade que tinha, nesta brincadeira;
- Vai ter agora um grande presente envenado. Estava na posição de menos desgaste (MNE) e podia ir falando do que achava mal e mandar uns bitaites sobre pretensas opções. Agora, ou faz ou morre e pode acabar a esbarrar com a "realidade".

Quanto ao aparelho do PSD:
- Qualquer líder do PSD tem de lidar com a maquina. A MFL também teve/tinha (só assim se justificava a indicação de António Preto para Deputado, se bem te lembras). E a maquina do PSD não é no Estado Central. É nas autarquias que ela assenta, a caminho duma derrota histórica. O problema é actual é exactamente que não é a "maquina não está a mandar". Não tanto quanto se pensa, e PPC está basicamente solitário. No dia em que escorregar vais ver o Canibalismo típico, com a agravante de provavelmente já perderam mtas autarquias que sustentavam essa máquina.


De Miguel Nunes Silva a 8 de Julho de 2013 às 23:48
Com mais responsabilidade vem mais poder e com mais poder vem mais credibilidade.
Ainda pode acabar a roubar a deferencia de chefe de governo a PPC.
Para Portas, isto seria o equivalente a tomar de assalto a liderança da direita Portuguesa.
A longo prazo poderia ser desastroso para o PSD e para o país, mas fantástico para Portas e o CDS...

As pessoas que apoiam PPC dentro do PSD são quase exclusivamente do aparelho. Tudo o que dizes é verdade mas lembra-te que enquanto um ideólogo continuaria a ter o apoio de alguns eleitores como legitimidade extra-partidária, PPC nunca o conseguiria sem o aparelho.

Daí que seria muitíssimo melhor termos um ideólogo que um 'comunicador'.


De ogrilofalante a 15 de Julho de 2013 às 09:20
Com desavença em casa própria, deixa de haver assunto para se falar.
Que saudades do tempo do Sócrates em que este blog lhe desancava forte e feio. Até a roupa que ele vestia servia de motivo para fofoquice. Agora parece que o pais esta no melhor dos mundos. Com tanta coisa para se falar, a lei da rolha é quem manda. Afinal sempre existem marionetes que obedecem à voz do dono.

|

De Miguel Nunes Silva a 15 de Julho de 2013 às 10:34
Seria de todo de estranhar se eu criticasse quem faz aquilo que venho a defender desde há anos.

PPC é infinitamente melhor que Socrates. Quem mais em Portugal seria capaz de implementar uma política de austeridade?

|

De ogrilofalante a 16 de Julho de 2013 às 20:19
Pelo que escrevi não defendi o Sócrates. Nem tanto ao mar nem tanto à terra!
O clube de Bildeberg no seu melhor...

|

De Miguel Nunes Silva a 17 de Julho de 2013 às 08:17
Ui, entao mas isso 'a esquerda já anda tao rasteiro, que ate já se veem forcados a trazer o clube bilderberg 'a baila?

A sério? Andam assim tao desesperados? Sei que vivem de teorias da conspiracao mas essa já é velhinha...

|

De jfd a 24 de Julho de 2013 às 20:55
Isto deve ter custado mais que "passar" uma pedra dos rins

PPC é infinitamente melhor que Socrates. Quem mais em Portugal seria capaz de implementar uma política de austeridade?

jfd, sim ando por aí


Comentar post

Notícias
Psico-Social

Psico-Destaques
Psicóticos
Arquivo

Leituras
tags
Subscrever feeds
Disclaimer
1- As declarações aqui pres-tadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Psicolaranja não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilida-de de quem as produz, reser-vando-se o Conselho Editorial do Psicolaranja o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.