Terça-feira, 25 de Setembro de 2012
O Perigo do Monopólio Esquerdista da Rua

Por populismo, por ignorância, por preconceito, por endoutrinação e propaganda, Portugal está decidido a comportar-se de forma autista perante a crise outrora oculta, hoje presente e sempre latente.

 

 

Até agora a direita tem-se contentado em produzir opinião nos media e nas redes sociais mas à medida que os protestos aumentam seria importante que houvesse uma presença de moderados nas ruas de Portugal. 

 

A triste realidade de países com fraca participação cívica e sociedade civil é a primazia dos que gritam mais alto, por mais ignóbil que seja o grito:

 

Que diz o PCP quando confrontado com a ausência de dinheiro - grandes fortunas e bancos incluídos - para mais investimento público?: "AVANTE CAMARADA , AVANTE; junta a tua à nossa voz!"

 

Que diz o PS quando confrontado com a ausência de dinheiro - grandes fortunas e bancos incluídos - para mais investimento público?: "As medidas de austeridade falharam" (Não adianta perguntar que sugerem em alternativa ou porque nos meteram na crise no passado)

 

E que clama 'eloquentemente o povo' nas ruas?: "GATUNOS!!!"

 

Hannah Arendt fazia a importante distinção entre 'povo' e 'populaça': aquilo que vemos nas ruas não é o povo mas sim a populaça. São as mesmas pessoas que fazem figuras tristes fruto da sua ignorância nos telejornais quando interpeladas futilmente pelos media ou que telefonam para os programas diários da manhã e da tarde para darem a sua erudita opinião.

Estas pessoas não são representativas da população nem sequer das classes mais desfavorecidas. Estas pessoas são o rebanho que papagueia aquilo que ouve e o que os media lhes apresentam. Guiam-se pela mentalidade de gado, pela 'sabedoria popular' e pelos memes da moda.

 

Infelizmente é nesta ralé que a esquerda confia para minar a política de austeridade e para voltar ao poder.

 

A direita está ausente das ruas e este facto impede que as críticas à austeridade tenham um contraditório. O resultado será ou o regresso da mesma esquerda que faliu o país ou a emergência da direita populista de centro e/ou de extremos xenófobos.

A mesma direita e centro que civicamente têm intervindo a partir de casa têm agora que se mobilizar para trazer para a rua a mesma sensatez de debate que têm demonstrado de forma responsável até aqui.
 

Não, não é preciso gritar slogans demogógicos e ignorantes. Mas é preciso comparecer; é o futuro do país que está em causa.



uma psicose de Miguel Nunes Silva às 20:00
link directo | psicomentar

17 comentários:
De ogrilofalante a 26 de Setembro de 2012 às 09:59
"aquilo que vemos nas ruas não é o povo mas sim a populaça que fazem figuras tristes fruto da sua ignorância nos telejornais."

"A direita está ausente das ruas e este facto impede que as críticas à austeridade tenham um contraditório.A mesma direita e centro que civicamente têm intervindo a partir de casa."


A populaça sai para a rua a chamar gatunos. O meu amigo está a confundir a parte pelo todo. Quem assim fez, foi sim uma minoria.
Da mesma forma lhe digo que também havia gente do centro e PSD a protestar.
Você está a rotular a esquerda de arruaça o que não é verdade.
Poderia da mesma forma estar aqui a dizer que toda direita está a enriquecer com a miséria dum povo o que não é verdade. Apenas alguma direita está efetivamente a enriquecer com a crise. É ordeiramente, dentro de quatro paredes, que estão a urdir melhor forma de extorquir a esmagadora maioria dos portugueses.
Por acaso os maiores roubos ao povo português não foram praticados por gente ligada ao centro` direita?
Com certeza que não preciso de lhe apontar nomes pois são seus correlegionários

|

De Miguel Nunes Silva a 26 de Setembro de 2012 às 13:19
1 - Quando eu falo de direita e de esquerda, falo das pessoas que votam numa e noutra. Se a direita estivesse a enriquecer com a crise, não havia crise.

2 - "Por acaso os maiores roubos ao povo português não foram praticados por gente ligada ao centro` direita?"

2.1 - Nem eu aqui estou a falar de corrupção...

2.2 - ...nem tão pouco creio que a orientação política tenha alguma correlação directa. O PS é muito vulnerável a corrupção porque despreza o capital e os capitalistas.

Confio muito mais num PSD para não ser corrupto porque quem não despreza o sector privado, tende mais a trabalhar nele, e por conseguinte a não depender da política para o seu ganha pão.

|

De k. a 26 de Setembro de 2012 às 10:41
Howdy oh!

Ena pah, eu sou de esquerda e não fui as manifestações, mas concordo, essa ralé que se manifesta devia ser corrida toda à paulada.

Olhai, encontrei aqui uns manifestantes, pau neles!!

http://psicolaranja.blogs.sapo.pt/884652.html


De Miguel Nunes Silva a 26 de Setembro de 2012 às 13:24
Acho bem que leias o que diz o post caro K


De k. a 26 de Setembro de 2012 às 14:29
O post é muito claro:

Protestos contra governos de Direita: "Ralé de esquerda"

Protestos contra governos de Esquerda: "Cidadãos preocupados"


|

De Miguel Nunes Silva a 27 de Setembro de 2012 às 08:41
Neste momento sim. Porque a escolha é entre governos que assegurem a sustentabilidade financeira do país e governos que a agravem. Manifestações que façam uma coisa e manifs que façam a outra...

|

De ogrilofalante a 26 de Setembro de 2012 às 16:39
Caro K, foi bom ter colocado o link desse post que não é tão velho como isso, pois "velho é o diabo".
Aquilo que há um ano escrevi , encaixa como luva a estes postadores que parecem usar palas e são excessivamente seletivos ou se esquecem rapidamente aquilo que disseram ou fizeram os da sua cor politica.

|

De Miguel Nunes Silva a 27 de Setembro de 2012 às 08:48
Voçês é que usam palas.

Essa manif e esses manifestantes estavam a defender um futuro para Portugal. Porquê? Porque as políticas socialistas das últimas décadas incorreram numa dívida que vão deixar para as gerações futuras.

Não vi ninguém do Psico a reclamar que o governo se endivide mais e vá à bancarrota como a esquerda defende.

E isto mais uma vez prova que não só a esquerda está falida ideologicamente ao ponto de não ter mais argumentos que não "tu também foste mau"; mas ainda é pior porque nem isso pega.

Patético, absolutamente patético.

Aonde está a alternativa, esquerda burlista?.........................................................................................................

| |

De ogrilofalante a 27 de Setembro de 2012 às 09:40
"E isto mais uma vez prova que não só a esquerda está falida ideologicamente ao ponto de não ter mais argumentos que não "tu também foste mau"; mas ainda é pior porque nem isso pega."

Com estas políticas ultraliberais que querem impor ao país, parece que a extrema esquerda começa a ganhar terreno e a direita "vai para o maneta".
Vocês, os de direita, com as vossas politicas para criar "servos da gleba", estão a criar miséria empurrando as pessoas ainda mais para a esquerda.
Chama esquerda burlista? É natural que em todas as ideologias hajam burlistas. A esquerda não se livra assim v«como a direita. Quanto a ladrões e vigaristas parece que a direita é mais "achacada" a esta doença

Faço minhas as suas palavras: PATÉTICO

| |

De Miguel Nunes Silva a 27 de Setembro de 2012 às 15:00
Mas que obsessão!!!

Não é uma política ultraliberal cortar naquilo que não se pode pagar!!!!!!!!!!!!!!!!!!


E sim, quem burla os Portuguesas são pessoas como tu que lhes dizem que podem ter todas as regalias sem terem de as pagar.

Sem-vergonha

| |

De ogrilofalante a 27 de Setembro de 2012 às 16:05


"E sim, quem burla os Portuguesas são pessoas como tu que lhes dizem que podem ter todas as regalias sem terem de as pagar.

Sem-vergonha"

Se há alguém que burlou os portugueses foi passos coelho. Tanto prometeu não fazer, que está a fazer exatamente aquilo que disse que não faria. No entanto dizia saber o que fazer e saber como estava o país. Não descansou enquanto não foi ao pote. Muitos milhares de portugueses foram na tanga pois já estavam fartos do socrates . ISSO É QUE É UMA BURLA. Hoje, muitos dos que lhe deram o voto estão contra ele ( e as manifestaçoes assim o atestam). Só apoia esta política quem tem algo a ganhar (Os boy´s -provavelmente o seu caso) ou quem for parvo

| |

De Miguel Nunes Silva a 28 de Setembro de 2012 às 10:08
Então espera aí para ver se eu compreendo:

PPC não é bom porque não consegue cumprir aquilo que prometeu.
Mas o PS é melhor porque cumpriu o que prometeu?...
Pois...



Então vou experiementar por outro ângulo: se calhar PPC é mau porque disse que conseguia resolver o problema mas não o fez (depois de um ano...........).
OK, então nesse caso, é melhor mudarmos de governo e optarmos pela alternativa do PS que é .........
Pois....



Então vamos tentar outra vez: PPC é burlão porque disse que diminuiria a dívida mas o contrário aconteceu.
O PS seria melhor porque diz querer aumentar a dívida e isso decerto aconteceria...
Pois...



JÁ SEI!!! Se calhar vais agora votar CDS?........



LOLOLOLOLOL


Acorda para a vida criatura!




|

De k. a 27 de Setembro de 2012 às 12:23
"Essa manif e esses manifestantes estavam a defender um futuro para Portugal. Porquê? Porque as políticas socialistas das últimas décadas incorreram numa dívida que vão deixar para as gerações futuras."


Bem, as supostas politicas liberais deixam dividas muito grandes tambem! Quero que eu vá buscar dados das dividas do "Grande Liberal" reagan, ou o Bush? Mas caso não tenha reparado, o "grande liberal" portugues, o passos coelho, consegue ter tantas dívidas (ou mais) que os xuxas!!

Mas existe uma diferença básica: Os grandes liberais deixam dívidas porque isso é a melhor maneira de sabotar o estado - os xuxas, e faço um mea culpa - deixamos estas dividas porque durante muitos anos demos demasiados ouvidos a coisas como "deixa lá os mercados, eles regulam-se", e "a globalização é prosperidade para todos".
Vê-se o resultado - e não só em Portugal.




"Não vi ninguém do Psico a reclamar que o governo se endivide mais e vá à bancarrota como a esquerda defende."

lol. Pura demagogia.
E ironia.
A continuar assim, vai ser o seu governo a declarar a bancarrota - mais dois anos e têm a divida a 130% do pib, veja lá o que os gregos fizeram da (primeira) vez que chegou a esse valor.


|

De Miguel Nunes Silva a 27 de Setembro de 2012 às 15:03
Mas quanta ignorância.

"Quer que eu vá buscar dados das dividas do "Grande Liberal" reagan, ou o Bush?"

Reagan não faliu os EUA e Bush não era liberal.

"o passos coelho, consegue ter tantas dívidas (ou mais) que os xuxas!!"

Mas que CARA DE PAU.

Sim intelijumento, foi o PPC que lá está há 1 ano e que herda duas décadas de governação socialista que faliu o estado Português.

Mas não haverá limite para a falsidade e irresponsabilidade?!!!

|

De k. a 27 de Setembro de 2012 às 15:56
"Mas quanta ignorância."

Ai muito obrigado!

"Reagan não faliu os EUA e Bush não era liberal."

Bem, e o "socialista" Obama tambem não faliu os EUA, grande Obama!

Ah sim, e o Estaline também não era comuna.


"Sim intelijumento, foi o PPC que lá está há 1 ano e que herda duas décadas de governação socialista que faliu o estado Português."

Duas decadas? Ahhh ja sei, o tio cavaco e o tio durão eram outros perigosos socialistas.
E o défice de 6% este ano é tambem culpa dos xuxas.



"Mas não haverá limite para a falsidade e irresponsabilidade?!!!"

Há.
Dá para ver aqui:
http://www.institutosacarneiro.pt/archive/doc/Medidas_para_reduzir_a_Despesa_Publica.pdf

Eu colocava ainda o programa do PSD, mas não encontro :|

|

De Miguel Nunes Silva a 28 de Setembro de 2012 às 10:01
Eu vejo muita ironia e ZERO argumentos.

1 - Deixa ver se te explico como as coisas funcionam K. Se tu discordas dos meus contra-argumentos, tens que apresentar provas dos teus ou encontrar novos.

Agradeceste-me ironicamente por eu te informar que Reagan não faliu os EUA e Bush não era liberal.

Se vais ser irónico, parte-se do principio que discordas. Se discordas diz porquê.
Se te limitas a ironizar, então o teu agradecimento é genuíno e eu posso continuar a chamar-te ignorante que decerto concordarás.

Reagan era liberal? Sim. Faliu os EUA? Não.

Bush 43 não era liberal mas sim um 'compassionate conservative'.

Get your facts straight.

2 - "Bem, e o "socialista" Obama tambem não faliu os EUA, grande Obama!"

Os EUA ainda não faliram mas que Obama não tem ajudado, não tem - como o agravamento da dívida comprova.

"Ah sim, e o Estaline também não era comuna."

?... whatevers

3 - "Duas decadas? Ahhh ja sei, o tio cavaco e o tio durão eram outros perigosos socialistas.
E o défice de 6% este ano é tambem culpa dos xuxas."

Como já disse antes: é preciso muita falta de vergonha...

O cavaco aumentou a dívida? Sim. Para níveis insustentáveis? Nem de perto.

Mas devo-te agradecer a importância que dás ao PSD.
Porque aparentemente, segundo a tua opinião de perito objectivo, nos últimos 15 anos, os três de governação PSD é que contam para o agravamento da dívida.

Olha, pázinho, tu decide-te: ou não gostas do PSD pela austeridade, ou não gostas do PSD pelo despesismo.
Se não gostas pela austeridade, não o acuses de ser responsável pela dívida e pelo défice; se não gostas pelo despesismo, vai-te meter num buraquinho porque o que o PS fez nem se compara.

SANTA HIPOCRISIA E FALSIDADE

3 - "Há.
Dá para ver aqui"

O PSD quer reduzir depsesa pública e isso é mau porque ........................................................

|

De k. a 28 de Setembro de 2012 às 10:35
"Olha, pázinho, tu decide-te: ou não gostas do PSD pela austeridade, ou não gostas do PSD pelo despesismo."

Eu não gosto do psd por ser completamente incompetente a gerir as finanças publicas num momento de austeridade!!! Afinal, foram eleitos por supostamente serem melhores, certo?


O resto.. tss tss, que fanatismo ideologico..





Comentar post

Notícias
Psico-Social

Psico-Destaques
Psicóticos
Arquivo

Leituras
tags
Subscrever feeds
Disclaimer
1- As declarações aqui pres-tadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Psicolaranja não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilida-de de quem as produz, reser-vando-se o Conselho Editorial do Psicolaranja o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.